Cinema e Audiovisual

As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) entra no mundo da sétima arte com o pé direito. O Bacharelado de Cinema e Audiovisual da instituição visa fomentar o mercado de produção cinematográfica e formar um profissional competente e reflexivo. O curso reúne técnica e análise sobre o mundo do cinema, através de disciplinas que englobam prática e contexto histórico, social, cultural e artístico.

Em sua primeira avaliação pelo Ministério da Educação, o Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Barros Melo recebeu nota máxima. O resultado indica que o curso está apto a preparar da melhor forma possível profissionais para o crescente mercado de trabalho.

A Barros Melo sai na frente por buscar atender não só o mercado autoral, mas também preparar o estudante para atuar em diversas áreas do audiovisual, como produtoras culturais, consultorias artísticas, centros de pesquisa e ainda como prestador de serviço para produtoras de cinema. 

A instituição reúne Biblioteca com mais de 90 mil exemplares, estúdios de TV, Rádio, Áudio, Ilhas de Edição e também laboratórios de informática e equipamentos atualizados disponíveis para os alunos.

Além disso, a interdisciplinaridade entre os cursos permite que o estudante de Cinema e Audiovisual da AESO-Barros Melo realize atividades práticas junto com outros alunos, como de Produção Fonográfica, para pensar a trilha sonora.

Autorizado Portaria nº 235, de 15/04/2014 - Publicada no DOU em 16/04/2014

Expandir Texto
O curso de Cinema e Audiovisual conta com a experiência e consultoria do Estúdio de Animação Barros Melo - Bam Stúdio, uma referência nacional na produção de curtas, com trabalhos premiados nos principais festivais, como o Animamundi e o da Academia Brasileira de Cinema. Além disso, os produtores do Toon Boom Animação, líder mundial em soluções informáticas para animação, são parceiros das Faculdades Integradas Barros Melo no desenvolvimento profissional dos alunos. A parceria possibilita o uso do programa em sala de aula com as ferramentas mais avançadas. Com isso, os alunos de Cinema e Audiovisual têm acesso privilegiado a uma ferramenta atualizada e importante para a produção de animação em larga escala, algo inovador para o Nordeste.

Os alunos do curso de Cinema e Audiovisual contam com uma grade curricular que engloba Roteiro Cinematográfico, Direção de Arte, Cinema Mundial, Montagem e Edição, Documentário, Crítica em audiovisual, etc. Para colocar os aprendizados em prática, além da estrutura de estúdios de áudio, fotografia, vídeo e rádio, o aluno tem acesso aos aparatos tecnológicos, disponibilizados, gratuitamente, para utilização em trabalhos dentro e fora da sala de aula.

A faculdade mantém uma Central de Estágios (CEA) que, em convênio com mais de 600 empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos das salas de aula e espalhados pela IES. 

A instituição conta ainda com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Este programa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa dos alunos. Ainda no incentivo à pesquisa, a Barros Melo disponibiliza a Revista Pense Virtual - material de divulgação dos artigos acadêmicos produzidos pelos alunos.  Ainda na área acadêmica, a AESO-Barros Melo também oferta diversos Grupos de Estudos que pesquisam temas atuais e interdisciplinares.
>> Direção para Audiovisual
>> Cinema Mundial
>> Cinema Brasileiro
>> Marketing Cultural
>> Live Action e Animação
>> Montagem e Edição
>> Direção de Atores
>> Direção de fotografia e iluminação
>> Roteiro Cinematográfico
>> Antropologia Visual
>> História do Cinema
>> Storyboard

Mensalidade

Até dia o 05 de cada mês, R$ 988,00. Após dia o 05, R$ 1073,00.

Duração

7 semestres

Vagas

100