Jogos Digitais

O Tecnólogo em Jogos Digitais atua no segmento de entretenimento digital, desenvolvendo produtos tais como: jogos educativos, de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D, entre outros gêneros; lida com plataformas e ferramentas para a criação de jogos digitais e trabalha no desenvolvimento e gestão de projetos de sistemas de entretenimento em rede ou isoladamente, de roteiros e modelagem de personagens virtuais e na interação com banco de dados. O curso das Faculdades Integradas Barros Melo prepara o aluno para atuar no projeto e desenvolvimento de jogos digitais nos mais variados tipos e formatos.

Jogos inteligentes, de empresa, educativos, de ação e aventura para diversas plataformas, tais como dispositivos móveis e internet, são alguns dos produtos que podem ser desenvolvidos edntro da área de Jogos Digitais. A abordagem do curso possibilita a aplicação prática de todos os conceitos teóricos através do desenvolvimento de vários jogos ao longo do curso, pela utilização de softwares disponíveis e conhecidos no mercado em diversas plataformas de computação. Para essa formação aplicada e abrangente, a graduação conta com disciplinas teóricas que fornecem conceitos sobre roteiros, criação de cenários, elaboração de personagens, projetos de interface, regras e jogabilidade. Outros aspectos, como técnicas de animação, inteligência artificial e sistemas distribuídos voltados para a construção de jogos 2D, 3D e multiplayers serão temas de estudo.

O mercado de produção e desenvolvimento de jogos digitais apresenta fortes tendências de crescimento e necessita de profissionais qualificados para atuar em empresas, desempenhando atividades que utilizem a computação gráfica ou desenvolvam aplicações de jogos, além de profissionais na área de análise de negócios e de sistemas para entretenimento digital; gerente de projetos de análise de desenvolvimento e modelagem de jogos; modelagem e visualização de projetos e plantas industriais e produtor de efeitos visuais.


Reconhecido – Portaria Nº 1034, de 23/12/2015 Publicada no D.O.U. em 24/12/2015

Expandir Texto
A faculdade mantém uma Central de Estágios (CEA) que, em convênio com mais de 600 empresas locais, viabiliza a inserção do aluno no mercado de trabalho. Entre outros objetivos, a Central coloca o estudante em contato direto com situações concretas da vida profissional. Os anúncios de vagas de estágio nas empresas conveniadas são divulgados no quadro de avisos das salas de aula e espalhados pela IES. 

A instituição conta ainda com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Este programa é voltado ao desenvolvimento do pensamento científico e à iniciação à pesquisa dos alunos. Ainda no incentivo à pesquisa, a Barros Melo disponibiliza a Revista Pense Virtual - material de divulgação dos artigos acadêmicos produzidos pelos alunos.  Ainda na área acadêmica, a AESO-Barros Melo também oferta diversos Grupos de Estudos que pesquisam temas atuais e interdisciplinares.
>> Advergames
>> Branding
>> Criação de Personagem
>> Design de Áudio para Jogos
>> Direção de Arte
>> Engines 2D para Jogos Digitais
>> Engines 3D para Jogos Digitais
>> Ergonomia e Usabilidade
>> Estética
>> Game Design
>> História e Cultura dos Jogos
>> Ilustração
>> Interface Homem-Máquina
>> Jogos Educativos
>> Jogos para Redes Sociais e Dispositivos Móveis
>> Motion Design para Jogos
>> Planejamento Visual
>> Rigging 2D e 3D
>> Roteiro para Jogos
>> Libras (optativa)

Mensalidade

Até dia o 05 de cada mês, R$ 745,00. Após dia o 05, R$ 809,84.

Duração

5 semestres

Vagas

90