Psicologia

Objetivo geral

Formar psicólogos(as) éticos e comprometidos em promover saúde mental em concordância com as mudanças sociais e os direitos humanos. Promover excelência na prática profissional dos psicólogos(as) ao conceder adequado conhecimento e manejo das diversas teorias psicológicas, incentivando uma postura reflexiva nos diferentes espaços de atuação. 

Contribuir na formação de psicólogos(as) empenhados na constante investigação, análise, avaliação e intervenção dos processos psicológicos com a finalidade de proporcionar o bem-estar biopsicossocial da pessoa e da sociedade como um todo. 

Objetivos específicos

  • Oferecer uma formação plural básica que contemple a diversidade de perspectivas teórico científicas e metodológicas, permitindo uma adequada atuação em diferentes contextos profissionais considerando as mudanças no mercado de trabalho. 

  • Proporcionar um efetivo aprendizado de conhecimentos científicos e princípios éticos que auxiliem na utilização dos instrumentos, metodologias e intervenções psicológicas.

  • Oferecer conhecimentos científicos para promover uma adequada compreensão dos fenômenos psicológicos e dos comportamentos dos indivíduos, da família e dos grupos. 

  • Articular ensino, pesquisa e extensão na produção do conhecimento acadêmico científico.

  • Desenvolver atitude ética, crítica e criativa frente aos fenômenos psicológicos articulando com à realidade social, cultural, econômico e política na qual estará inserido  

  • Proporcionar a formação de profissionais comprometidos com a mudança da realidade social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais democrática.

  • Oferecer uma formação atenta as demandas dos indivíduos como também dos grupos, das instituições e da comunidade. 

  • Desenvolver a capacidade de articulação e relação dialógica com os diversos campos de conhecimento científico, visando atuações interdisciplinares.

  • Proporcionar a articulação dos conhecimentos dos fenômenos psicológicos com outras áreas de investigação e conhecimento científico, aumentando a capacidade de intervenção dos profissionais.

  • Atuar na construção de um profissional crítico e reflexivo, comprometido com sua formação e posição ético-política. 

  • Ampliar a formação crítica dando bases para o profissional julgar suas ações, contribuindo para o fortalecimento e ampliação da profissão.

Perfil do Egresso 

Considerando as diretrizes apontadas pela DCN 2011, bem como as propostas deste Projeto Pedagógico, o Curso de Bacharelado em Psicologia certifica que o egresso será um profissional com conhecimento teórico e metodológico científico nas diferentes perspectivas de entendimento do fenômeno psicológico, sendo assim capaz de atuar eticamente e adequadamente nas diversas áreas de atuação profissional. Será capaz de identificar demandas e atuar profissionalmente articulando com as políticas de saúde, de educação e da assistência social, bem como demandas do campo organizacional, jurídico, dentre outros, sejam eles públicos ou privados. Também será sensível as questões sociais, culturais, econômicas e políticas que atravessam as demandas psicológicas das pessoas, grupos, família, instituições e sociedade de modo geral. 

Deste modo, será assegurado que os egressos tenham obtido um conjunto de saberes que lhes possibilitem:

  • Compreender a amplitude do fenômeno psicológico no âmbito biopsicossocial;

  • Aplicar adequadamente teorias e métodos da ciência psicológica em concordância com a demanda encontrada;

  • Apreender as bases epistemológicas dos conhecimentos básicos da Psicologia enquanto ciência e profissão;

  • Avaliar e utilizar de maneira adequada as diferentes possibilidades de intervenção profissional em diferentes contextos a partir dos conhecimentos científicos psicológicos 

  • Construir avaliações psicológicas identificando problemáticas do sujeito, da família ou do grupo com responsabilidade ética e esteadas nos conhecimentos científicos psicológicos.

  • Fazer diagnósticos psicológicos a partir das demandas dos sujeitos, família, grupos ou instituições com a finalidade de intervenção ou encaminhamentos, reconhecendo a importância do contexto histórico, socioeconômico, político e cultural.

  • Atuar de maneira ética, respeitando e seguindo os preceitos teóricos e metodológicos, como também o código de ética da profissão, deferido pelo Conselho Federal de Psicologia (órgão orientador e regulador da profissão);

  • Analisar criticamente os desafios súbitos e contemporâneos utilizando pertinentemente e criativamente os conhecimentos científicos necessários à práxis profissional;

  • Atuar interdisciplinarmente, multidisciplinarmente ou transdisciplinarmente nos contextos em que o profissional de psicologia está inserido, sem perder a especificidade do fenômeno psicológico;

  • Elaborar documentos escritos específicos à profissão, de acordo com as resoluções em vigor do Conselho Federal de Psicologia - CFP;

  • Conservar uma postura investigativa e científica promovendo uma formação continuada; 

  • Produzir conhecimentos científicos a partir de desdobramentos de sua atuação profissional, promovendo mais saúde mental e qualidade de vida. 

  • Estar articulado com as demandas e necessidades locais e regionais às quais a psicologia pode responder adequadamente.

  • Contribuir para promoção da saúde mental do indivíduo e da sociedade bem como para o fortalecimento da profissão.

 


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Mensalidade

Até dia 05, R$ 799,00.
Após dia 05, R$ 850,00. Valores para os períodos letivos de 2021.

Duração

10 semestres

Vagas

120 vagas

Modalidade

Bacharelado

Turno

Manhã e Noite

Carga Horária

N/D

Coordenador

-

Onde atua o egresso em psicologia

O egresso estará capacitado a atuar em serviços públicos e privados, na rede de atenção da assistência social, na rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS), em escolas, organizações, consultórios, instituições, integrando equipes multidisciplinares ou de maneira individual, atuando na promoção da saúde mental onde seu trabalho for solicitado. 

Disciplinas

ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS DA PSICOLOGIA CLÍNICA
ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO E PSICOTERAPIA BREVE
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ATUAÇÃO PSICOLÓGICA EM EMERGÊNCIAS E DESASTRES
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA - PROCESSO DIAGNÓSTICO
AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO
BIOESTATÍSTICA
EMPREENDEDORISMO
EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA TEORIA PSICOSSOCIAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - ESPECÍFICO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - ESPECÍFICO
ESTUDOS CULTURAIS E ANTROPOLÓGICOS
ÉTICA PROFISSIONAL
GÊNERO E SEXUALIDADE
GENÉTICA E EVOLUÇÃO HUMANA
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
INTERVENÇÕES GRUPAIS
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
LIBRAS (OPTATIVA)
METODOLOGIA CIENTÍFICA
MORFOLOGIA HUMANA BÁSICA
NEUROANATOMIA
NEUROCIÊNCIA
NOÇÕES DE PSIQUIATRIA
NOÇÕES DA TEORIA BEHAVIORISTA
NOVOS CAMPOS PSICOLÓGICOS - CIBERPSICOLOGIA

ORIENTAÇÃO E ESCOLHA PROFISSIONAL
PERSPECTIVAS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA
PRÁTICA PSICOLÓGICA E O AMBIENTE VIRTUAL - RELAÇÃO COM AS TICs
PRÁTICAS INTEGRADORAS I – ESTÁGIO BÁSICO I
PRÁTICAS INTEGRADORAS II – ESTÁGIO BÁSICO II
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS I- PERCEPÇÃO E COGNIÇÃO
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS II – LINGUAGEM E PENSAMENTO
PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS III – MOTIVAÇÃO E EMOÇÃO
PROCESSOS PSICOSSOMÁTICOS
PSICANÁLISE I
PSICANÁLISE II
PSICOLGIA E FAMÍLIA
PSICOLOGIA ANALÍTICA
PSICOLOGIA CLÍNICA I
PSICOLOGIA CLÍNICA II - A CLÍNICA INFANTIL
PSICOLOGIA COMUNITÁRIA
PSICOLOGIA DAS INSTITUIÇÕES E POLÍTICAS PÚBLICAS
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO I - INFÂNCIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II - ADOLESCÊNCIA
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO III - Adulto e Idoso
PSICOLOGIA DO ESPORTE
PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCAÇÃO
PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA I
PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA II
PSICOLOGIA JURÍDICA
PSICOLOGIA NA SAÚDE
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE PESSOAS
PSICOLOGIA SOCIAL I
PSICOLOGIA SOCIAL II
PSICOMOTRICIDADE
PSICOPATOLOGIA

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