Objetivo geral
Formar psicólogos(as) éticos e comprometidos em promover saúde mental em concordância com as mudanças sociais e os direitos humanos. Promover excelência na prática profissional dos psicólogos(as) ao conceder adequado conhecimento e manejo das diversas teorias psicológicas, incentivando uma postura reflexiva nos diferentes espaços de atuação.
Contribuir na formação de psicólogos(as) empenhados na constante investigação, análise, avaliação e intervenção dos processos psicológicos com a finalidade de proporcionar o bem-estar biopsicossocial da pessoa e da sociedade como um todo.
Objetivos específicos
-
Oferecer uma formação plural básica que contemple a diversidade de perspectivas teórico científicas e metodológicas, permitindo uma adequada atuação em diferentes contextos profissionais considerando as mudanças no mercado de trabalho.
-
Proporcionar um efetivo aprendizado de conhecimentos científicos e princípios éticos que auxiliem na utilização dos instrumentos, metodologias e intervenções psicológicas.
-
Oferecer conhecimentos científicos para promover uma adequada compreensão dos fenômenos psicológicos e dos comportamentos dos indivíduos, da família e dos grupos.
-
Articular ensino, pesquisa e extensão na produção do conhecimento acadêmico científico.
-
Desenvolver atitude ética, crítica e criativa frente aos fenômenos psicológicos articulando com à realidade social, cultural, econômico e política na qual estará inserido
-
Proporcionar a formação de profissionais comprometidos com a mudança da realidade social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais democrática.
-
Oferecer uma formação atenta as demandas dos indivíduos como também dos grupos, das instituições e da comunidade.
-
Desenvolver a capacidade de articulação e relação dialógica com os diversos campos de conhecimento científico, visando atuações interdisciplinares.
-
Proporcionar a articulação dos conhecimentos dos fenômenos psicológicos com outras áreas de investigação e conhecimento científico, aumentando a capacidade de intervenção dos profissionais.
-
Atuar na construção de um profissional crítico e reflexivo, comprometido com sua formação e posição ético-política.
-
Ampliar a formação crítica dando bases para o profissional julgar suas ações, contribuindo para o fortalecimento e ampliação da profissão.
Perfil do Egresso
Considerando as diretrizes apontadas pela DCN 2011, bem como as propostas deste Projeto Pedagógico, o Curso de Bacharelado em Psicologia certifica que o egresso será um profissional com conhecimento teórico e metodológico científico nas diferentes perspectivas de entendimento do fenômeno psicológico, sendo assim capaz de atuar eticamente e adequadamente nas diversas áreas de atuação profissional. Será capaz de identificar demandas e atuar profissionalmente articulando com as políticas de saúde, de educação e da assistência social, bem como demandas do campo organizacional, jurídico, dentre outros, sejam eles públicos ou privados. Também será sensível as questões sociais, culturais, econômicas e políticas que atravessam as demandas psicológicas das pessoas, grupos, família, instituições e sociedade de modo geral.
Deste modo, será assegurado que os egressos tenham obtido um conjunto de saberes que lhes possibilitem:
-
Compreender a amplitude do fenômeno psicológico no âmbito biopsicossocial;
-
Aplicar adequadamente teorias e métodos da ciência psicológica em concordância com a demanda encontrada;
-
Apreender as bases epistemológicas dos conhecimentos básicos da Psicologia enquanto ciência e profissão;
-
Avaliar e utilizar de maneira adequada as diferentes possibilidades de intervenção profissional em diferentes contextos a partir dos conhecimentos científicos psicológicos
-
Construir avaliações psicológicas identificando problemáticas do sujeito, da família ou do grupo com responsabilidade ética e esteadas nos conhecimentos científicos psicológicos.
-
Fazer diagnósticos psicológicos a partir das demandas dos sujeitos, família, grupos ou instituições com a finalidade de intervenção ou encaminhamentos, reconhecendo a importância do contexto histórico, socioeconômico, político e cultural.
-
Atuar de maneira ética, respeitando e seguindo os preceitos teóricos e metodológicos, como também o código de ética da profissão, deferido pelo Conselho Federal de Psicologia (órgão orientador e regulador da profissão);
-
Analisar criticamente os desafios súbitos e contemporâneos utilizando pertinentemente e criativamente os conhecimentos científicos necessários à práxis profissional;
-
Atuar interdisciplinarmente, multidisciplinarmente ou transdisciplinarmente nos contextos em que o profissional de psicologia está inserido, sem perder a especificidade do fenômeno psicológico;
-
Elaborar documentos escritos específicos à profissão, de acordo com as resoluções em vigor do Conselho Federal de Psicologia - CFP;
-
Conservar uma postura investigativa e científica promovendo uma formação continuada;
-
Produzir conhecimentos científicos a partir de desdobramentos de sua atuação profissional, promovendo mais saúde mental e qualidade de vida.
-
Estar articulado com as demandas e necessidades locais e regionais às quais a psicologia pode responder adequadamente.
-
Contribuir para promoção da saúde mental do indivíduo e da sociedade bem como para o fortalecimento da profissão.