Inteligência artificial no ensino superior. - Foto: Unsplash

IA no ensino superior: diferentes formas de usar e suas implicações

DICAS
maio. 20, 2024

IA vem sendo um dos temas mais debatidos desde 2023

A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando diversos setores da sociedade, e o ensino superior não é exceção. Essa tecnologia oferece um leque de ferramentas e recursos que podem transformar a forma como alunos aprendem e professores ensinam.

Neste texto, exploraremos as diferentes maneiras pelas quais a IA está sendo utilizada no ensino superior, bem como as implicações dessas aplicações para o futuro da educação.

Usos da IA na educação

Dentro do processo de aprendizagem, a IA pode analisar o histórico de desempenho dos alunos bem como o estilo de aprendizagem de cada um e suas preferências , criando um plano de estudo personalizado e possibilitando ao professor dar um feedback individualizado. Com isso, o aluno pode aprender no seu ritmo aumentando a retenção do conhecimento em temas estudados.

Uma pesquisa realizada com 2000 professores de quatro países (Estados Unidos, Canadá, Cingapura e Reino Unido) mostrou que os profissionais perdem de 20 a 40% do tempo de trabalho (cerca de 13 horas semanais) com atividades que poderiam ser automatizadas com inteligência artificial, como a preparação de aulas.

A IA também está sendo usada para desenvolver sistemas de tutoria inteligente que podem oferecer suporte aos alunos em tempo real. Esses sistemas podem responder a perguntas, fornecer explicações adicionais e até mesmo dar feedback sobre tarefas e exercícios.

A automação de tarefas administrativas como correção de trabalhos, agendamento de notas em sistemas, registro de notas também pode fazer uso da inteligência artificial para otimizar tais processos.

Em termos de acessibilidade, alunos com deficiência podem ser beneficiados com sistemas de reconhecimento de voz onde a transcrição em tempo real pode ser feita e, para quem possui deficiência visual ou baixa visão, softwares de leitura de tela tornam materiais didáticos mais acessíveis.

Futuro da educação com IA

Segundo O Globo, algumas universidades de países da América Latina vem estudando o uso da IA e, em especial na Argentina, Colômbia, Chile e México, novos cursos foram abertos, algumas disciplinas tiveram integração com inteligência artificial e houve a criação de aplicativos para facilitar o ensino e a pesquisa.

A IA tem o potencial de transformar profundamente o ensino superior, tornando-o mais personalizado, eficaz e acessível. No entanto, é importante considerar as implicações éticas e sociais dessa tecnologia.

É crucial garantir que a IA seja utilizada de forma responsável e ética, sem discriminar ou prejudicar nenhum grupo de alunos. Além disso, é necessário investir na formação de professores para que eles possam utilizar essa tecnologia de forma eficaz em suas salas de aula.

Como sugestão para mais informações sobre os desafios a serem enfrentados com o uso da IA no ensino, basta clicar aqui e conferir um artigo da Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciência e Educação (REASE), que investigou o uso da IA no ensino superior à distância e quais as implicações na prática educacional.

O artigo mostra como a IA está sendo utilizada pelas instituições de ensino, observando pontos positivos e negativos do seu uso.

ensino superior - uniaeso.edu.br - IA - Inteligência Artificial -