A Barros Melo

A Barros Melo oferece um cotidiano pautado em atividades práticas e interativas, buscando estimular a realização de projetos entre alunos de diferentes cursos com o apoio de um corpo docente formado por mestres e doutores que atuam diretamente no mercado.

Além de oferecer durante todo o ano letivo cursos, debates, seminários e palestras com profissionais de renome nas mais variadas áreas, a AESO-Barros Melo, através dos seus centros de prática profissional, insere o aluno num campo multidisciplinar e conectado com as várias vertentes do mercado de trabalho. A Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem é um exemplo da inserção dos estudantes no exercício da profissão, desenvolvendo a capacidade para a solução extrajudicial de conflitos. 

Promover o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, objetivando contribuir na formação de profissionais e cidadãos tecnicamente capazes e socialmente comprometidos com o bem comum, dotados de pensamento crítico e predisposto a utilizar o saber cientifico e tecnológico nos limites da ética e de valores que norteiam a dignidade da pessoa humana, de forma a contribuir para a consolidação da sociedade.

Projetada para consolidar-se como instituição educacional de formação e aperfeiçoamento de recursos humanos pela promoção do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, a FIBAM dispõe a produzir, acumular, sistematizar e disseminar conhecimentos e cultura. Em função dessa concepção, concentra esforços para contribuir na formação integral do indivíduo, despertando-lhe o senso crítico, o critério ético e a capacidade de julgar e agir corretamente; formando cidadãos conscientes, capacitados para a vida profissional e cívica, conforme as exigências da sociedade moderna.

Valores Institucionais

A FIBAM conceitua-se como uma instituição em busca da transmissão de conhecimento, incluindo a organização social, a política e a economia, de modo crítico. A IES possui uma visão crítica no que se refere a valores indiscutíveis da civilização, como a paz, a justiça, a democracia, a solidariedade e os direitos humanos, não se submetendo, portanto, a partidos políticos ou a governos. A instituição tem formado nos cursos que oferece, profissionais com um conjunto de conhecimentos, de habilidades e competências dentro de um consequente encadeamento lógico onde conhecimento é saber; habilidade é saber fazer; competência é saber fazer bem.

A FIBAM tem compromisso com a qualidade da formação intelectual de seus alunos, com a qualidade da sua produção científica, artística, filosófica e tecnológica e, principalmente, com o atendimento às necessidades, aos anseios e às expectativas da sociedade, formando profissionais técnica e politicamente competentes e desenvolvendo soluções para problemas locais, regionais e nacionais.

A FIBAM tem como princípios irrefutáveis:

Ética - um valor imprescindível à gestão de uma Instituição de Ensino Superior, que implica no respeito ao direito dos outros, na lisura e na transparência dos atos administrativos e acadêmicos.

Pluralismo – a aceitação de pontos de vista diferentes de abordar o real, a convivência entre contrários, a polêmica e o diálogo como exercício da crítica; a presença do erudito e do popular; o saber elaborado e a cultura oriunda da tradição.

Igualdade – todos os indivíduos são iguais perante a sociedade, com os mesmos direitos e deveres e devem ser possuidores, com igualdade, ao final de cada curso, do melhor conhecimento, na sua especialidade.

Qualidade – o ensino e a vivência escolar são conduzidos de modo a criar as melhores e mais apropriadas oportunidades para que os indivíduos se desenvolvam na sua potencialidade, cultural, política, social, humanística e profissionalmente.

Democracia – a crença de que a participação ativa dos professores, servidores de Ensino e Pesquisas e estudantes nas discussões de seus problemas é fator preponderante para o desenvolvimento e a promoção do exercício da plena cidadania.