Projeto CiME em debate na Aeso-Barros Melo

Artes Visuais
novembro. 22, 2013

A palestra será realizada na Videoteca 2

Cinema, museu e educação. Com estes três temas em mente, a Aeso-Barros Melo, em parceria com o curso de Artes Visuais, promove palestra sobre o projeto CiME (Cinema, museu e educação). A palestra será realizada na Videoteca 2, localizada no 2º andar do prédio principal da instituição, a partir das 11 horas.

Para ministrar a palestra iremos receber Carol Chaves Madureira e Filipe Aca, ambos criadores do projeto CiME. A historiadora atuou como educadora no Instituto Ricardo Brennand, além de ser articuladora da Remic (Rede de Educadores, Museus e Instituições Culturais). Filipe, por sua vez, é também graduado em História, atua como educador de museus, atualmente no Instituto Ricardo Brennand.

Voltado para alunos de Artes Visuais, Cinema de Animação da faculdade e público externo, a palestra tem por objetivo esclarecer sobre o CiME, projeto de ação educativa do Instituto Ricardo Brennand que interliga produção audiovisual com o acervo do museu. “Conhecer projetos como o CiME permite-nos tomar contato com estratégias de associação de dois campos muito próximos, audiovisual e artes visuais”, afirma o professor André Aquino, coordenador do curso de Artes Visuais da instituição.

Durante o evento, será esclarecido sobre o acervo que, inserido em um novo contexto adquire outro sentido comparado a produções contemporâneas de seus realizadores. Além disso, o objetivo é estabelecer conexões entre produção audiovisual, história da arte e redes sociais. Para os alunos interessados, a participação contará como presença para os que estiverem regulamente matriculados no turno da manhã. As inscrições devem ser realizadas no site da instituição.

Serviço:
CiME – Cinema, Museu e Educação