Ser diferente é um direito: Aeso-Barros Melo realiza I Fórum de Direitos Humanos

Curso de Direito - Olinda
maio. 16, 2014

O evento comemora o aniversário de 46 anos da Aeso

Em pleno século XXI, manifestações de preconceitos, sejam de caráter étnico, religioso, sexual ou racial, estão presentes nos noticiários de todo país. Para debater a prática da intolerância e fomentar a discussão em relação à discriminação, as Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso), em parceria com o curso de Direito e a INATA – Agência publicitária encubada na instituição, promovem o I Fórum de Direitos Humanos, no dia 22 de maio, no Cineteatro, de 09h às 12h. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Com o objetivo de dar um amparo jurídico à campanha encabeçada pela instituição contra formas de preconceito, analisando aspectos teóricos e práticos dos direitos humanos, o evento comemora os 46 anos da Aeso. “Este fórum será voltado para esta temática, defendendo o argumento de que todo ser humano possui o direito de exercer suas diferenças, sejam elas por raça, crença, estética ou orientação sexual. A discussão é bastante contemporânea, considerando que ocorre anualmente vários fóruns mundiais em defesa dos direitos humanos.”, comenta Alexandre Saldanha, coordenador do curso de Direito da instituição.

Como convidados, estão: professor João Paulo, que vai analisar aspectos teóricos dos Direitos Humanos, bem como sua proteção em grau internacional; Paulo Moraes, que faz uma demonstração de como as políticas públicas são realizadas em prol da proteção dos Direitos Humanos, mais especificamente no Estado de Pernambuco e Promotor Eduardo Borba Lessa, abordando como o Ministério Público age em defesa dos Direitos Humanos.

João Paulo Allain Teixeira - Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Mestre em Teorías Críticas Del Derecho pela Universidad Internacional de Andalucía, Espanha (2000), Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1995). Professor Adjunto na Universidade Federal de Pernambuco, Professor Assistente na Universidade Católica de Pernambuco e Professor, Titular nas Faculdades Integradas Barros Melo. Avaliador do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito e do Estado, atuando principalmente nos temas Jurisdição Constitucional, Hermenêutica, Pluralismo e Teoria da Democracia.

Paulo Moraes - Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, Mestre em Direito, Professor.

Eduardo Borba Lessa - 7º Promotor de Justiça Cível do Recife, com atuação na área do Direito de Família. Atuou no Ministério Público de Pernambuco como Coordenador dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor e Patrimônio Público do Estado de Pernambuco, Assessor da Corregedoria-Geral do Ministério Público e da Procuradoria Geral de Justiça. Mestrado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2011). Professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da AESO/Barros Melo.

aeso - barros melo - direito - forum - direitos humanos -