Aluna cria livro interativo baseado em obra de Lewis Carroll

Artes Visuais
janeiro. 30, 2019

“Alice no Mundo do Caos” incentiva crianças a buscarem soluções para ameaças sociais

Produzir um livro interativo, com formato fora do padrão e que despertasse em crianças a reflexão sobre problemas vivenciados em sociedade. Essa foi a ideia que deu origem à obra “Alice no Mundo do Caos”, de autoria da aluna de Artes Visuais da AESO-Barros Melo, Carolina Mota.

Apresentado como trabalho de conclusão da universitária, o exemplar é formado por um conjunto de cartas de baralho, fazendo referência à personagem da Rainha de Copas, da estória “Alice no País das Maravilhas”, criação do escritor inglês Lewis Carroll. Segundo Mota, a intenção do projeto é construir a cidadania e o senso crítico em jovens leitores: “Utilizando a abordagem literária infantil, o livro incentiva as crianças a buscarem soluções para as ameaças sociais vividas no contexto de um país em desenvolvimento. Situações envolvendo o desmatamento, poluição, drogas, alcoolismo, depressão, preconceito racial, conflitos entre países, trabalho infantil e pobreza são alguns dos cenários impressos nas cartas”, relata.

A estudante buscou referências iconográficas nas adaptações do famoso título infantil, como a realizada para as telonas, em 2010, pelo cineasta norte-americano Tim Burton. Os esboços iniciais foram feitos com lápis e papel para depois serem manipulados digitalmente. “Durante a elaboração do trabalho fui me baseando nas experiências com as cadeiras que tive no curso de Bacharelado em Artes Visuais das Faculdades Integradas Barros Melo. A orientação do professor e coordenador do curso, André Luiz Aquino, foi muito importante para o desenvolvimento, adaptação e escolhas das ilustrações. Além disso, o docente Diego Carreiro, também da instituição de ensino, me ajudou a corrigir a parte textual do livro. O resultado ficou incrível e eu me senti realizada”, comemora a bacharel, que solicitou os direitos autorais  e pretende, em breve, imprimir mais exemplares para colocá-los à venda.

aeso - barros melo - artes visuais - livro -