AESO - Faculdades Integradas Barros Melo






Foto: Renata Siqueira

Boom turístico no Recife: veja como vender mais nas férias


Administração
julho. 05, 2019

Professora das FIBAM dá dicas para micro e pequenos empresários aproveitarem o período para elevar vendas

A cidade do Recife, capital de Pernambuco, ficou em segundo lugar no ranking que mede a procura pelos brasileiros que irão viajar de avião para o Nordeste em julho deste ano, segundo pesquisa realizada pelo site ViajeNet. Apesar da crise, que coloca certo freio no consumo, os empreendedores podem aproveitar esse boom turístico durante as férias escolares para vender mais no período.
 
Primeiramente, é preciso entender qual é perfil do visitante que os comerciantes irão receber. No nordeste, os mais comuns são os que vêm em busca da cultura local e destinos de praia. Seja qual for o tipo de negócio escolhido, apostar no bom atendimento é um diferencial importante para aumentar as vendas. Para a Mestra em Administração, e professora da AESO-Barros Melo, Jamile Queiroz, “essa é a hora dos interessados investirem em serviços de organização de excursões, pacotes com guias turísticos, passeios para idosos, sites de hospedagens para alugar acomodações, apostar na gastronomia local, acrescentando os já conhecidos food trucks nos locais por onde os turistas circulam; entre outras opções de negócios promissores para o período”, descreve.
 
Além disso, a presença nas redes sociais é primordial. Os consumidores, que já possuem o costume de adquirir produtos e serviços através dos smartphones, passam ainda mais tempo conectados em seus aparelhos móveis durante o período de férias. Isso aumenta a necessidade de se investir, principalmente, na criação de sites mobile e em design responsivo. “O viajante atual se informa e compra, pela internet, o destino e os passeios que deseja realizar. O empreendedor precisa conquistar espaço na web através das redes sociais (Instagram, Facebook, etc), construir blogs com dicas turísticas sobre a cidade, e disponibilizar a venda direta de pacotes de produtos e serviços através do e-commerce”, detalha, Jamile Queiroz.
 
Sobre a pesquisa
 
Durante a análise, a agência virtual de turismo ViajaNet verificou o número de buscas de passagens aéreas para o período de 1º a 31 de julho. A capital pernambucana aparece com 19,46%. O ranking afirma que o sol e calor no período de inverno brasileiro elevaram as buscas por destinos nordestinos durante as férias escolares de julho.

 
Sobre a fonte
Mestra em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Jamile Queiroz é especialista em Finanças Empresariais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e bacharela em Administração pelas Faculdades Integradas Barros Melo(AESO). Possui experiência em docência na área de Marketing, Estratégia, Gestão de Pessoas, Empreendedorismo e EAD. Atualmente, é coordenadora do curso de Administração das Faculdades Integradas Barros Melo.

aeso - barros melo - Administração - turismo - venda -

voltar