A psicóloga Andréia Nóbrega com os estudantes (Fotos: Pedro Barros)

#repercuteAESO: Instituição promove Dia da Responsabilidade Social na Escola Estadual Costa Azevedo, em Olinda

outubro. 23, 2019

Paletras, oficinas, sessão de filme e prestação de serviços gratuitos foram oferecidos durante o encontro

*Por Joily de Souza

As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) realizaram, na tarde do dia 16 de outubro, o  Dia da Responsabilidade Social 2019, na Escola Estadual Costa Azevedo, no bairro de Jardim Brasil II, em Olinda. O evento contou com seis oficinas, duas palestras e uma sessão especial do Cineclube Ventura, que exibiu o filme “Amor, Plástico e Barulho”, da diretora pernambucana Renata Pinheiro, retratando a cultura brega no estado. Pais dos estudantes, professores e funcionários da escola também contaram com serviços de aferição de pressão e glicemia, além do atendimento gratuito pelo Núcleo de Práticas Jurídicas da instituição de ensino superior.

Segundo a gestora da escola, Maria de Lourdes Dourado, desde que descobriu a relação da educação com o social, a escola vem, ano após ano, trabalhando no desempenho dessa questão, pois é algo muito profundo, que atinge diretamente a aprendizagem do aluno. “Quando as parcerias com outras instituições chegam, como é o caso da AESO-Barros Melo, podemos desenvolver e ajudar as famílias em questões civis, de dia a dia. Isso é de suma importância, já que auxilia o aluno no crescimento do seu potencial como cidadão e assuntos cognitivos”, pontuou.

Uma das oficinas que despertou mais interesse dos estudantes da escola foi sobre Expressão Corporal, oferecida pela professora Milena Travassos, e, pela estudante de Cinema e Audiovisual, Ivadirê Zidanes. A atividade propiciou aos participantes o autoconhecimento e uma forma de pensar no corpo em relação aos relacionamentos. “Serve para entender até que ponto o outro pode conhecer o meu corpo”, disse Ivadirê.

Na oficina realizada pela professora e coordenadora do curso de Administração da AESO-Barros Melo, Jamille Queiroz, os alunos do ensino médio lotaram a sala e receberam dicas sobre elaboração de currículo.  Lukas Henrique, do 1º ano, contou que se interessou em participar do encontro porque queria aprender a montar o documento para entrar no mercado de trabalho. “É uma forma de estar preparado para as oportunidades”, acredita.

A participação no evento é importante não só para os alunos da escola, que participam das oficinas, mas também para os estudantes da FIBAM, que preparam o conteúdo e ministraram as atividades. As alunas do curso de Jornalismo, Larissa Cesar e Raianne Romão, comandaram uma oficina sobre os produtos midiáticos e a forma que eles constroem discursos e estereótipos sobre as pessoas.  “Eu e Larissa nos preparamos muito e os alunos superaram as minhas expectativas. Eles estavam muito empenhados e foram muito receptivos, o que fez com que eu tivesse mais vontade ainda de fazer uma ótima palestra”, disse Raianne.

O encerramento foi por conta do projeto ‘Música entre nós’, atividade de extensão da AESO-Barros Melo, que promove apresentações musicais, semanalmente, na faculdade. O cantor, compositor e estudante do curso de Produção Fonográfica, Flávio Ferrari, se apresentou com repertório diverso.

INCLUSÃO - As Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) promovem atividades em comemoração do Dia da Responsabilidade Social desde 2015. É uma forma de integrar os alunos e funcionários da instituição com a comunidade.

*Texto colaborativo do Laboratório de Jornalismo.

repercurteaeso - colaboração -