Clipagens

18 bandas concorrem no Pré Amp 2015

A Articulação Musical Pernambucana - Amp anunciou nesta terça (13) os selecionados para a 12° edição do Pré Amp, festival competitivo realizado no período pré-carnavalesco. Ao todo, 18 grupos musicais foram escolhidos dentre 129 inscritos de 17 municípios pernambucanos. O Pré Amp escolheu como tema homenagear a cultura popular.

As bandas se apresentam nos dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro, 6 delas por dia. De cada dia, saem 2 finalistas - uma escolhida pelo júri, outra pelo voto popular - que se apresentam novamente no dia 6 de fevereiro, quando a vencedora da última edição, Francisco, faz um show. As 6 finalistas seão conhecidas apenas no dia 1º, após a apresentação de todas as concorrentes.

Pela primeira vez, os shows acontecem no Cais da Alfándega, no Bairro do Recife. "Estamos mudando de casa e isso e reflexo do crescimento do festival. Neste ano estremos usando a mesma estrutura de som e palco do festical Rec-beat no Cais da Alfândega", diz Kleber Magrão, da banda Cascabulho e da diretoria da Amp.

Ele também explica que a comissão responsável por escolher as bandas ouviu a todas, dando uma pontuação de 5 a 10 para cada, sem poder identificá-las: "Cada banda era identificada apennas por um número e não sabíamos qual estávamos ouvindo". Magrão ainda chama atenção para fato de que cada etapa tem um júri diferente, que não participou da etapa anterior.

O coordenador geral da Amp, Dom Pablo, afirma que o festival ampliou o leque de parcerias. "Estamos com parcerias legais com patrocinadores, dentre eles a fabricante local de equipamentos musicais altovolts, que criou um pedal especial com o nome do festival que a gente vai dar para um participante".

Palco escola

Além dos shows e prêmios, o festival também promove atividades formativas. As oficinas oferecidas são 'Como arrumar sua banda', 'Elaboração de projetos' e 'Marketing digital', além das que ensinam técnicas de roadie e técnico de som.

Fabio Cavalcante, responsável pela programação de oficinas, avisa que os alunos que se destacarem nas aulas de roadie vão participar do Pré Amp e trabalhar no Carnaval do Recife, em uma parceria com a Prefeitura do Recife. Ele também resslata o fato de, pela primeira vez, todas as bandas terem vaga garantida nas oficinas.

As inscrições para participar das aulas seguem abertas até o dia 16 de janeiro. Em todos o dias de aula, será disponibilizado um ônibus para levar os alunos até a Aeso, em Olinda, onde acontecem as oficinas. A inscrição custa R$ 30 para cada oficina e pode ser feita na página oficial do festival.

O baterista Ivo lage, da banda Serrapilheira, uma das selecionadas para o festival, mostrou-se animado. "O Pré Amp é a melhor oportunidade de se conseguir atingir um público maior do que em pequenas casas de show. Eu acompanho o festival desde antes de ele ser um competitivo", conta Ivo.

Os 3 primeiros colocados do Pré Amp se apresentarão na grade de shows do Carnaval do Recife. O vencedor ganha ainda a gravação, mixagem e prensagem de mil cópias de um CD, além de tocar no Palco Pop do Festival de Inverno de Garanhuns, em julho. Será premiado, ainda, o vencedor pelo voto popular, que leva como prêmio R$ 2 mil em bônus para adquirir instrumentos musicais na loja Gig.

30 de janeiro

Meros Devaneios