Clipagens

Animage inscreve para oficinas gratuitas até o dia 16 de setembro

Entre os dias 24 e 28 de setembro Olinda recebe o Animage, V Festival Internacional de Animação de Pernambuco. O evento atende desde crianças até estudantes e profissionais da área. As inscrições para as oficinas já podem ser feitas pelo site do evento, até o dia 16 de setembro. Além das oficinas, o evento tem mostras competitivas e não competitivas, seminários e exibições de animações infantis.

Seis oficinas estão previstas, na Caixa Cultural Recife, na Aeso e nos hospitais Imip e Barão de Lucena. Os temas são técnicas de massa de modelar, stop motion para crianças e para publicidade e direção de arte. O candidato deve preencher o formulário no site oficial do evento. O resultado dos aprovados no processo seletivo será divulgado no dia 19 de setembro.

Dois estrangeiros renomados participam desta edição. A polonesa Izabela Plucinska e o estoniano Kaspar Jancis. Radicada em Berlim, Izabela Plucinska, oferece o curso "Animando com massinha em duas dimensões" na Caixa Cultural Recife, de 24 a 28 de setembro, das 8h às 12h. Conhecida por técnica caprichada em animação em 2D, Izabela é vencedora do Urso de Prata do Festival de Berlim de 2005, pelo filme "Jam Session". Ela integra também a lista de selecionados para a mostra competitiva desse ano, com o filme "Liebling".

Já Kaspar Jancis ministra o curso "Roteiro para Animação", de 24 a 28 de setembro, das 8h às 12h, na Caixa Cultural Recife. Em 2012, Kaspar foi o vencedor do Prêmio Animage, na categoria roteiro, com seu curta "Antropoff" e, neste ano, vem para transmitir seu conhecimento na área aos alunos interessados. Ele faz curtas animados que não contêm diálogos, mas, mesmo assim, conseguem manter um forte senso narrativo. No curso, ele pretende explanar métodos de organização de pensamento para fluência de narrativa visual, através de diversos exercícios que proporcionarão ideias para um roteiro.

O ilustrador, quadrinista e diretor de arte gaúcho Eloar Guazzelli oferece a oficina de "Direção de Arte para Animação". O horário é das 8h às 12h, na Caixa Cultural Recife. Os alunos observação um panorama histórico da atividade e compreenderão seus elementos constitutivos.

Entre 27 e 28 de setembro, a oficina "Stop motion: o artesanal e publicidade" acontece na Aeso, com o animador Pedro Uiá, sócio do estúdio Giroscópio Filmes, especializado em produção de stop motion. Mais uma vez será oferecida a oficina "Animação em Stop motion", nos hospitais Barão de Lucena e IMIP, de 16 a 26 de setembro, ministrado pelo professor de animação pernambucano Diego Mascaro. Os alunos serão crianças e jovens em tratamento médico nas referidas instituições que aprenderão o básico da técnica stop motion.

Inscrições para oficinas do ANIMAGE 2013
De 06 de setembro a 16 de setembro de 2013
No site www.animagefestival.com.br
As oficinas são gratuitas