Clipagens

Cinema de Terror é destaque na sexta-feira 13, em Olinda

Sexta-feira 13. Noite de lua cheia. Penumbra. Um casarão da cidade alta de Olinda repleto de histórias e marcado por um século. Esse é o palco do lançamento de Último Turno, um curta-metragem produzido por alunos do Grupo de Estudos do Terror das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO). O lançamento acontece no auditório da antiga sede da faculdade, em Olinda.

O curta surgiu como conseqüência dos estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa em Cinema de Terror da AESO, que está em atividade desde 2014. “É muito bom perceber que a pesquisa acadêmica pode ser feita de forma divertida”, explica o coordenador do Grupo, o professor Filipe Falcão. “No começo, nossas atividades eram muito de leitura e pesquisa, mas a  maioria  dos  alunos é de cursos de comunicação. Então pareceu um caminho natural pensar na produção de um curta”, completa Filipe. Os alunos passaram então pelo processo de  pré-produção, incluindo a criação do roteiro, assim como a filmagem e posteriormente de montagem e finalização. “Estamos animados com o resultado e já pensando em futuras produções”, afirma Filipe.

Na programação, o público também vai conferir na área externa da faculdade a projeção de vídeos de horror e uma  mostra de cartazes de filmes de terror famosos. Quem for ao evento também terá oportunidade de comprar livros sobre cinema e terror. Entre as obras, destaque para Fronteiras do Medo, de Filipe Falcão. Na publicação, o autor debate a questão histórica e cultural dos filmes de terror. Outro título que pode ser adquirido é o livro Os Canibais de Garanhuns, do jornalista Raphael Guerra. A obra narra a história verídica dos três moradores de Garanhuns que praticavam canibalismo e vendiam salgados feitos com carne humana.

Para o debate, a instituição recebe Osvaldo Neto, perito do Ministério da Cultura e Diretor do Cine-clube Toca o Terror; o professor Filipe Falcão, César Campanha, professor e psicólogo; Paolo Grégori, coordenador do curso de Cinema e  Audiovisual da AESO. Os palestrantes abordarão o ponto de vista científico sobre o medo e a importância dos estudos cinematográficos do gênero.

Lançamento do curta Último Turno
Nesta sexta-feira (13), a partir das 19h
Local: Auditório da antiga sede da AESO-Barros Melo (Rua de São Bento, 200, Carmo, Olinda)
Entrada gratuita, com inscrições no site da instituição