Clipagens

Cristina Buarque profere aula inaugural da Aeso

Estudantes dos cursos de direito, jornalismo e publicidade e propaganda da Faculdade Aeso Barros Melo participaram de aula inaugural do Núcleo de Estudos de Gênero nesta quinta-feira (03), no auditório da instituição de ensino. A Secretária da Mulher, Cristina Buarque, proferiu palestra do encontro com as alunas e alunos da Aeso.

Em seu quinto encontro, o Núcleo se mostra preparado para debater sobre questões de igualdade entre homens e mulheres, raça, etnia e outros assuntos da esfera social. “Essa iniciativa é fruto do protagonismo de um aluno aqui da faculdade, o estudante Pedro Neu. Eu confesso que negligenciava essa cadeira de gênero, mas hoje faz parte integral do currículo. Quero agradecer a persistência da Secretaria da Mulher por fazer essa parceria. Estamos esperando bastante produção acadêmica”, disse o professor e coordenador do núcleo da Aeso, Mattew O’Connor.

A aluna Alessandra Gomes da Silva é agente de polícia na unidade de Peixinhos. Ela conta que os encontros do núcleo tem servido para sua atuação profissional e acadêmica. “Essas discussões são importantes para lidar com o conflito e questões sociais”, revelou.

Em 40 minutos de palestra, a Secretária da Mulher Cristina Buarque falou sobre o quanto as alunas e alunos devem adquirir conhecimentos sobre a questão de raça, gênero e classe para compreensão de mundo. “É preciso entender também a sociedade midiática em que vivemos, o momento pós 2ª guerra mundial e a Revolução Francesa.  Vocês precisam estudar sobre feminismo para montar um bom núcleo aqui”, enfatizou. A Secretária aproveitou o momento para indicar importantes leituras sobre o feminismo, como o livro “O Segundo Sexo”, de Simone de Beauvoir.

Também participaram do encontro a coordenação do Núcleo de Formação em Gênero da SecMulher, Doris Cavalcanti e os assessores do Núcleo, Rickson Medeiros e Juliane Souza, além de professoras e professores da Aeso.