Clipagens

Dia para deixar a imaginação voar

Celebrado há sete anos nesta data, Dia Internacional da Animação tem exibições gratuitas em Pernambuco no Recife e em nove municípios Marina Andrade mandrade@jc.com.br Em 30 países e em mais de 400 cidades de todos os Estados brasileiros, as luzes dos cinemas vão se apagar hoje especialmente para que a magia e as fantasias dos filmes de animação tomem as telas. O motivo é o Dia Internacional da Animação, celebrado há sete anos nesta data, levando gratuitamente curtas-metragens nacionais e internacionais não só às salas de cinema, mas também a escolas, praças públicas ou até mesmo às ruas. Basta que o local possua o mínimo de estrutura, com aparelho de DVD e projetor. No País, o evento é organizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (Abca). Em Pernambuco, o projeto chega a dez municípios: Afogados da Ingazeira, Bom Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Fernando de Noronha, Igarassu, Nazaré da Mata, Petrolina e Recife, onde o Cinema da Fundação recebe a programação oficial às 19h30, que será antecedida por uma mostra preparada pela instituição com início às 18h30. A mostra nacional tem 11 curtas e classificação etária de 12 anos, e a internacional, com dez títulos, recebeu recomendação de 14 anos, Cada uma tem uma hora de duração. Em Camaragibe, as sessões acontecem na Escola Municipal José Collier, que fica na Rua Pierre Collier, 462, Vila da Fábrica. De acordo com a coordenadora no Brasil do Dia Internacional da Animação Luciana Druzina, a presença de produções de países como Egito, África do Sul e Indonésia pela primeira vez na programação são as principais novidades dessa edição. “O legal é que os filmes dão um panorama de tudo o que se pode fazer com animação, já que apresentam diversas técnicas, como rotoscopia, 2D, 3D, stop motion”, conta. Na mira do Dia Internacional da Animação está principalmente a formação de público. “A gente cresce assistindo animação estrangeira na TV e agora temos a oportunidade de produzir nossas próprias animações. O mercado brasileiro tem crescido substancialmente e queremos democratizar o acesso a esses conteúdos”, completa Luciana. Assim municípios com menos de 3.000 moradores, que até montam espaços para receber o evento e movimentam cidades vizinhas, recebem os mesmos filmes que outras com milhares de habitantes. Sem se restringir à data comemorativa, os filmes de animação voltam a encantar o público durante o sábado na Fundação Joaquim Nabuco (Rua Henrique Dias, 609, Derby), quando a sala João Cardoso Ayres recebe a programação paralela. Primeiro é realizada a mostra infantil, às 17h30. Depois o público alvo passa a ser os deficientes visuais, sendo exibidas produções com audiodescrição. A mostra será direcionada às crianças, às 18h30, e aos adultos, às 19h30. Para fechar a programação, os deficientes auditivos ganham sessão especial, com legendagem diferenciada, às 20h30. DEBATES As Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) aproveitam o Dia Internacional da Animação para realizar atividades com foco nessa arte cinematográfica. Das 11h às 13h, a instituição promove uma palestra com o professor Léo D., diretor de áudio e vídeo do estúdio da Aeso, o Bam Stúdio, que deu vida a dois curtas que estão na programação do evento mundial: Voltage e O jumento santo e a cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site: www.barrosmelo.edu.br. Às 20h10, tem palestra aberta ao público com o diretor de criação do Copa Estúdio, Zé Brandão. Amanhã Brandão ministra workshop sobre direção de animação para série. As inscrições também são pelo site, ao preço de R$ 80, exceto para os estudantes da Aeso. Av. Transamazônica, 405, Olinda. Informações: 2128-9797.