Clipagens

Direito à Memória e à Verdade traz painés e relatos sobre a ditadura

A cidade de Olinda recebe hoje o projeto Direito à Memória e à Verdade, realizado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. O objetivo é recuperar e divulgar os fatos registrados durante a ditadura militar, período marcado pela violência e por violações aos direitos humanos. A exposição entra em cartas às 18h30 de hoje nas Faculdades Integradas Barros Melo (AESO). Formada por sete painéis, de 2 m de altura por 3 m de comprimento, a mostra traz o relato dos principais eventos ocorridos de 1964 a 1985. A exposição, aberta ao público, segue até o dia 29 de outubro. A abertura acontece no cineteatro da instituição, com palestra de Amparo Araújo, Secretária de Direitos Humanos e Justiça Cidadã da Prefeitura da Cidade do Recife, e Marcelo Santa Cruz, Vereador de Olinda e Advogado do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social - CENDHEC(1990). Na ocasião, será exibido também o documentário 15 Filhos. Concebida originalmente para comemorar os 27 anos da promulgação da Lei da Anistia no Brasil, a exposição foi aberta ao público, pela primeira vez, em agosto de 2006, no corredor de acesso ao plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. Em 2007, numa parceria entre a SEDH/PR, Caixa Econômica Federal e Petrobrás, a exposição passou por Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador - nos espaços culturais da Caixa, em datas alternadas, de maio a agosto. Em dezembro de 2007, quando foram comemorados os 59 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi realizada uma nova edição da exposição em oito capitais: Belém, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Goiânia, Florianópolis, Vitória e Porto Alegre. A mostra já foi instalada em Osasco, na Universidade Federal de Goiás em Goiânia, na Universidade Federal de Santa Maria (RS) nas celas do antigo DOPS, em São Paulo em Buenos Aires (AR) em La Plata (AR) no terreno da sede da UNE, no Rio de Janeiro na Câmara Municipal de Cachoeira do Sul (RS) e no Novo Shopping em Ribeirão Preto (SP).