Clipagens

Estudante de moda faz vestido de noiva com 1200 pegadores de roupa

Inspirada pelo movimento do brinquedo popular mané-gostoso, a estudante de moda Verônica Moreira desenvolveu uma vestido de noiva diferente: a barra do vestido leva 1200 pegadores de roupa, segurados por camadas de ferro revestidas por canudo de cadeira de balanço. A peça foi um das mais aplaudidas durante o desfile da Passarela Fenearte, que reúne estudantes de moda, estilistas e designers para divulgar suas produções durante a Feira Nacional de Negócios do Artesanato, em Olinda, Região Metropolitana do Recife.

Os pegadores de roupa não se limitavam apenas ao vestido e também decoravam o buquê que a peça incluía. "Esse buquê ficou famoso na faculdade, todo dia alguém pedia para ver quando eu ainda produzia", conta Verônica. A Faculdade Boa Viagem (FBV), onde a estudante desenvolveu a roupa, e a faculdade Senac desfilaram suas produções, que tinham como inspiração o tema da feira, Arte Brincante.

“Busquei inspiração no mané-gostoso, porque ele tem um mecanismo e estrutura que lembram o de um pegador de roupa. Eu comecei a viajar nisso e criei o look. Quis trazer a originalidade da madeira e preferi não pintar os pegadores”, detalha a estudante, que também foi responsável pela costura e fabricação da peça inteira. A roupa fez parte da coleção “Artesanato, a arte brincante” da turma da FBV.

A 10ª edição da Passarela Fenearte realiza 15 desfiles assinados por marcas artesanais, estudantes de moda e integrantes de projetos da Secretaria da Mulher, do governo estadual. "Convidamos todos os cursos de moda do estado pra que os alunos tenham contato com desfiles. É preciso que tenha unidade na coleção e que todas as peças tenham algum detalhe de artesanato, para que os estudantes pensem sobre a importância de aliar a moda ao trabalho do artesão”, explica Andrea Tom, produtora do evento.

De acordo com Andrea, a Passarela Fenearte completa 10 anos e é a única semana de moda regular que acontece em Pernambuco. “Acho que a Passarela dá uma visibilidade muito boa e é ótima para o nosso portfólio”, argumenta a estudante Poliana França, que desenvolveu um vestido vermelho inspirado no movimento do catavento junto com a colega de turma Maddu Santos, do Senac. “A ideia é que, quando a modelo ande, o vento faça o tecido das pernas se mexerem em um movimento que lembra o catavento”, explica.

Os estudantes de moda do Senac trouxeram peças inspiradas em brincadeiras e no saudosismo da infância com o tema “Baú de Brinquedos”. Já passaram pelo evento estudantes da Faculdade de Desenvolvimento e Integração Regional (Fadire), Faculdade Integrada Barros de Melo (Aeso), Tia Koka e Senai Concecta. Até o sábado (16), a Passarela Fenearte recebe mais nove desfiles, sempre às 18h e 19h. Confira a programação:

Terça-feira (12/07)
18h – Secretaria da Mulher
19h – Secretaria da Mulher

Quarta-feira (13/07)
18h - UFPE Caruaru
19h – Brinda

Quinta-feira (14/07)
18h – Senai Caruaru
19h – Unifavip

Sexta-feira (15/07)
18h - Unipê (PB)
19h – Marie Mercié

Sábado (16/07)
18h Marco da Moda de PE

A Fenearte funciona das 14h às 22h, durante a semana, e das 10h às 22h, nos sábados e domingos. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia) de segunda a quinta e R$ 12 e R$ 6 (meia) nas sextas, sábados e domingos. A programação completa está disponível no site do evento.