Clipagens

Eventos celebram Dia da Fotografia no Recife

Com uma agenda discreta no Recife, o Dia Mundial da Fotografia, celebrado nesta quarta (19), motivou alguns eventos na Cidade. Um deles consiste em um debate organizado pelo coletivo Tertúlia, às 19h, na Casa de Máquinas, no bairro da Torre. Na ocasião, serão apresentados trabalhos dos fotógrafos Josivan Rodrigues e Jota Nogueira, que vão discutir sobre diversos temas, entre imagem, cidade, olhar e meio ambiente urbano.

“Vou falar sobre o processo de produção e edição da coleção proposta para o Museu da Cidade do Recife, além de refletir junto ao público sobre memória, patrimônio e paisagem construída”, conta Josivan, autor do projeto “Imagens do Recife”. Realizada a partir de acervos públicos da Capital pernambucana, a ação se desdobrou nos livros “Pontes” (2013) e “Ruas” (2015), que serão comercializados no evento, a R$ 40. O local fica à Rua José de Holanda, 205.

A data também vai ser lembrada por alunos do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que vão apresentar uma exposição na Livraria Cultura do Paço Alfândega, às 18h30. Em homenagem às fotógrafas Renata Victor e Teresa Maia, a mostra reúne parte da produção dos alunos dos módulos 1 e 3 do curso da Unicap. Na ocasião, ainda será lançada a 5ª edição da revista UnicaPhoto, com imagens clicadas pelos estudantes. A livraria fica à Rua Madre de Deus, s/nº, no Bairro do Recife.

Outra opção para celebrar a data é a exposição “Moderna para Sempre - Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural”, em cartaz no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam), na Boa Vista. A mostra reúne 130 imagens de 29 autores vinculados à linguagem modernista da fotografia nacional, registradas entre os anos 1930 e 1970. O curador Iatã Cannabrava incluiu na coletiva imagens de nomes como Thomaz Farkas e José Yalenti. Localizado à rua da Aurora, 265, na Boa Vista, o museu pode ser visitado das 12h às 18h (terça a sexta) e das 13h às 17h (sábados e domingos).

A Aeso - Faculdades Integradas Barros Melo, que também mantém um curso de Fotografia, estreia nesta quarta uma exposição para a campanha de Humanização do Parto, realizada pelo Ministério Público de Pernambuco. As imagens ainda vão ilustrar uma cartilha educativa sobre o tema. Recentemente, a faculdade realizou duas exposições com recortes da produção de seus alunos, “Cor à Pele” e “Crepúsculo da Vida”. O local fica na avenida Transamazônica, 405, em Jardim Brasil II, em Olinda.