Clipagens

Exposição Juventude negra e sua realidade está aberta ao público na AESO, em Olinda

16/05/2018 - A mostra fotográfica Juventude negra e sua realidade, produzida mediante parceria entre o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo do Ministério Público de Pernambuco (GT Racismo/MPPE) e as Faculdades Integradas Barros Melo/AESO, está em exposição na sede da instituição de ensino, na Avenida Transamazônica, 405, Jardim Brasil II, em Olinda.

Composta por 14 fotos selecionadas entre trabalhos de alunos de todos os períodos do curso de graduação em Fotografia da AESO, a exposição traz discussões contemporâneas sobre o que é ser um jovem negro na Região Metropolitana do Recife. "Os trabalhos escolhidos trazem uma diversidade de abordagens, uma riqueza de aspectos que merece ser destacada, principalmente, em face da temática abordada", comentou o coordenador do curso de Fotografia, Eduardo Queiroga.

A parceria entre o GT Racismo do MPPE e a AESO surgiu com a finalidade de suscitar o diálogo e sensibilização do público para o conceito do racismo institucional e suas consequências na reprodução de desigualdades históricas que penalizam a população negra, em especial os jovens.

A mostra foi lançada em 11 de dezembro de 2017, durante a Semana do MPPE, em comemoração aos 15 anos de implementação do GT Racismo e, antes de ser montada na AESO, ficou em exposição no Centro Cultural Rossini Alves Couto. Agora, ela está sendo exibida como uma das ações em comemoração aos 50 anos da faculdade.

O estudante Henrique Geneci, autor de duas fotos que integram exposição, ressaltou que fazer os registros foi como um desabafo: “nosso país tem origens negras, e refletir sobre a temática trouxe muitos questionamentos sobre preconceito, autoestima e muitas outras vertentes do que é ser negro no Brasil”, concluiu.