Clipagens

Exposições de arte encerram temporada no fim de semana

Este fim de semana representa a última oportunidade para conferir algumas exposições de arte em cartaz no Recife. A coleção de peças da cultura popular de Carlos Augusto Lira, os experimentos com fotografias feitos por alunos de uma faculdade particular e os desenhos e pinturas do cearense Rian Fontenele compõem algumas das mostras que terão sua temporada encerrada neste domingo (27). Outras opções, por sua vez, seguirão abertas ao público até agosto. Confira:

“Oficina Guaianases de Gravuras: O Olhar Feminino”
A exposição começa a receber o público neste sábado (26), das 13h às 17h, mas não será aberta aos domingos. Em cartaz no Museu da Abolição (rua Benfica, 1150, Madalena), a mostra faz um recorte de produções de artistas mulheres que já expuseram na histórica Oficina Guaianases, abordando temas como sexo, dor, melancolia e resistência negra no Brasil. A entrada é gratuita. Outras informações pode ser obtidas através do telefone (81) 3228.3248.

"Paulo Werneck - muralista brasileiro"
A exposição gratuita reúne um total de 103 projetos de painéis concebidos pelo muralista carioca Paulo Werneck em tinta guache sobre papel, além de documentos e reproduções fotográficas. A imersão no universo do artista, que colaborou com o desenvolvimento da arquitetura moderna do País, ainda é intensificada com exibições do documentário "Paulo Werneck - arte e raiz", dirigido por Paula Saldanha, e do vídeo "P.W. Pincéis e painéis", de Vivian Ostrovsky. Aos sábados e domingos, a exposição – realizada no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam - rua da Aurora, 265, Boa Vista) é aberta ao público das 13h às 17h. Informações: (81) 3355.6870.

“O Silêncio, o Caos, o Labirinto e o Altar”
Na exposição, em cartaz no Centro Cultural Correios (avenida Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife), Manuel Dantas Suassuna faz uma reflexão sobre sua trajetória e, ao mesmo tempo, homenageia aqueles que foram referência para seu desenvolvimento. O público pode conferir os trabalhos gratuitamente das 12h às 18h, nos sábados e domingos. Informações: (81) 3224.5739.

“Mulheres em Campo”
Trinta fotografias de mulheres praticando futebol nos anos 1980, registradas por Narciso Lins e Raimundo Batista, compõem a mostra, aberta ao público no Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas, São José). O intuito é retratar a luta pela inclusão feminina no esporte. Além das fotos, também está em exibição um documentário de 12 minutos produzido por Lúcia Matos e Leonora Lacerda a respeito do tema. No fim de semana, a visitação ocorre apenas no sábado, das 9h às 17h, gratuitamente. Informações: (81) 3355.9543/3107/9544.

“A Lírica de Carlos Augusto Lira”
Carlos Augusto Lira compartilha com o público, até domingo, no Museu do Estado (avenida Rui Barbosa, 960, Graças), um acervo de objetos provenientes da arte popular brasileira. Nos sábados e domingos, a visitação ocorre das 14h às 17h. A entrada é gratuita. Informações: (81) 3184.3174.

“Eu Lago Sou - Mário Lago, um homem do século 20”
O compositor, escritor, radialista, poeta e ator Mário Lago tem suas múltiplas faces expostas no Centro Cultural Correios. A mostra segue expondo frases e versos do carioca, entre outros itens usados para dar uma atmosfera de retrospectiva. Nos sábados e domingos, “Eu Lago Sou - Mário Lago, um homem do século 20” pode ser visitada gratuitamente das 12h às 18h. Informações: (81) 3224.5739/1935.

“Cor à Pele”
Até este domingo, a Galeria Janete Costa (parque Dona Lindu, bairro de Boa Viagem) segue com a mostra do Olho Coletivo, formado por estudantes do curso de fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso/Barros Melo). O grupo expõe uma narrativa visual composta por retratos feitos a partir de projeções de desenhos, texturas e pinturas no corpo. Trinta imagens ampliadas e emolduradas compõem o trabalho. Nos sábados e domingos, a visitação gratuita ocorre das 14h às 20h.

“A Restauração de uma Ausência”
A mostra termina neste domingo, na Caixa Cultural (avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife). Na exposição, o artista cearense Rian Fontenele revisita suas memórias e constrói narrativas intimistas, explorando e revelando sensações e identidades da humanidade, como o silêncio e a ausência. A mostra inédita conta com 55 obras de grande e médio porte, entre pinturas e um conjunto de desenhos. A visitação acontece das 12h às 20h, no sábado, e das 10h às 17h, no domingo. A entrada é gratuita. Informações: (81) 3425.1900/1915.