Clipagens

GUIA: ONDE ESTUDAR DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS NO BRASIL

Fonte

O mercado de games no Brasil é no mínimo promissor, não por acaso muitas instituições de ensino formam cursos voltados para a produção e desenvolvimento de jogos digitais. O grande problema é que a maior parte das universidades estão concentradas no eixo Rio-São Paulo, de modo que estudantes de outros estados encontram dificuldades em encontrar cursos em suas regiões.

Pensando nisso, o GameReporter organizou uma lista de instituições que oferecem cursos voltados ao desenvolvimento de jogos digitais no Brasil. O MEC aprova cerca de 50 universidades que oferecem graduação tecnológica.

Instituições que oferecem graduação em Jogos Digitais:

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (São Paulo – SP)
UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí – SC)
Centro Universitário do Distrito Federal (Brasília – DF)
Centro Universitário Estácio do Ceará (Fortaleza – CE)
Centro Universitário Senac (Santo Amaro – SP)
Fatec São Caetano do Sul (São Caetano do Sul – SP)
Fatec Carapicuíba (Carapicuíba – SP)
Fatec Ourinhos (Ourinhos – SP)
Fatec Lins (Lins – SP)
Fatec Americana (Americana – SP)
Faculdade Impacta (São Paulo – SP)
Faculdade Melies de Tecnologia (São Paulo – SP)
Faculdade CCAA (Rio de Janeiro – RJ)
Faculdade de Informática e Administração Paulista – FIAP (São Paulo – SP)
Faculdades Integradas Barros Melo (Olinda – PE)
Faculdades Integradas Espírito Santenses (Vitória – ES)
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Belo Horizonte – MG)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Curitiba – PR)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo – SP)
Universidade Católica de Pernambuco (Recife – PE)
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo – RS)
Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo – SP)
Universidade FUMEC (Belo Horizonte – MG)
Universidade Positivo (Curitiba – PR)
Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo – SP)
UniSociesc – (Joinville – SC)
Universidade Potiguar – (Natan – RN)
Unesc (Criciúma – SC)

Fora essas instituições, existem outras maneiras de entrar na área dos jogos eletrônicos, como por exemplo, os cursos oferecidos pela SAGA, pela renomada Melies, AXIS e também a Zion Escola de Entretenimento no Rio de Janeiro. A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) também oferece um curso sequencial de Modelagem Gráfica e Jogos de Computador. Um belo destaque é a Escola Brasileira de Games, instituição voltada exclusivamente à cursos ligados aos jogos eletrônicos. A instituição é nova e encontra-se em São Paulo.

Além destas instituições, o Colégio FECAP oferece também o Ensino Médio Técnico Integrado em Jogos Digitais.

Especializações com menor duração também são oferecidas no Brasil, como o Curso de Atualização em Game Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e o curso de Desenvolvimento de Jogos do Instituto Dom Bosco, em Piracicaba, São Paulo. A PUC-SP também conta com diversos cursos de Extensão na área de Jogos Digitais.

Se seu sonho é entrar na área de produção e desenvolvimento de jogos digitais, esteja preparado! O caminho é difícil, mas bastante promissor e só tende a crescer em nosso país. Aproveite que a maioria das universidades estão com vestibulares abertos e comece a estudar!