Clipagens

Inscrições para oficinas do ANIMAGE encerram na próxima segunda

Os interessados em participar das oficinas do Animage - V Festival Internacional de Animação de Pernambuco só tem até a próxima segunda-feira (16) para efetuar a sua inscrição. Paralelamente ao festival, cursos gratuitos serão ministrados entre os dias 16 e 28 de setembro. Para se candidatar às vagas, o candidato deve preencher o formulário no site oficial do evento. A lista com os selecionados será divulgada na quinta (19).

Dois renomados diretores estrangeiros foram escalados para ministrar as oficinas. A polonesa, radicada em Berlim, Izabela Plucinska e o estoniano Kaspar Jancis, além dos brasileiros Eloar Guazzelli e Pedro Iuá. Os cursos serão realizados na Caixa Cultural Recife e na Aeso – Faculdades Integradas Barros Melo. Direcionados à crianças, estudantes e profissionais da área, as aulas abordarão temas diversos como: técnicas de massa de modelar, stop motion para crianças e para publicidade e direção de arte.

Assim como em 2012, crianças e jovens em tratamento médico, nos hospitais Barão de Lucena e IMIP, vão participar da oficina “Animação em Stop Motion”. O professor de animação pernambucano Diego Mascaro ministrará, de 16 a 26 de setembro, o curso que resultará na construção de um pequeno produto audiovisual.

Na Caixa Cultural, de 24 a 28 de setembro, Izabela Plucinska conduz a oficina “Animando com massinha em duas dimensões”. A ministrante, conhecida por técnica primorosa em animação em 2D, é vencedora do Urso de Prata do Festival de Berlim de 2005, pelo filme “Jam Session". Na oficina, não haverá nada de animação computadorizada: os alunos colocarão literalmente as “mãos na massa”, criando cenários de gesso na linguagem 2D, e filmando com uma câmera digital e muita imaginação.

Diretamente da Estônia, o diretor Kaspar Jancis chega ao ANIMAGE para realizar o curso de cinco dias “Roteiro para Animação”, de 24 a 27 de setembro, das 8h às 12h, na Caixa Cultural Recife. Jancis volta ao Recife após vencer o Prêmio Animage 2012, na categoria roteiro, com seu curta “Antropoff”. Este ano, ele vem para transmitir seu conhecimento na área.

“Direção de Arte para Animação” é o foco da oficina oferecida pelo ilustrador, quadrinista e diretor de arte gaúcho Eloar Guazzelli, de 24 a 28 de setembro, das 8h às 12h, na Caixa Cultural Recife. Com 25 anos de carreira na área, Guazelli garante o foco do curso nos elementos estruturais do trabalho da direção de arte no cinema. Os alunos observarão um panorama histórico da atividade e compreenderão seus elementos constitutivos.

Nos dias 27 e 28 de setembro, das 8 às 12h e das 14h às 18h, acontece na Aeso – Faculdades Integradas Barros Melo, com o diretor Pedro Uiá, o curso “Animação Stop Motion para Publicidade”.