Clipagens

Intercâmbio // Aposta no curso de férias

Para muitos jovens, as férias são sinônimos de praias, baladas e pura diversão. Porém, nem todos os estudantes concordam com essa afirmação. Pois, ao contrário de muitos amigos, eles partem para os chamados ´cursos de férias`, que abrangem intercâmbios e cursos de extensão em universidades no período que começa em dezembro e vai até o início de fevereiro do próximo ano. Em muitos casos, essa formação complementar pode ser decisiva no currículo e na hora da seleção de um estágio. A estudante de direito da Aeso Isabela Maranhão, de 24 anos, quer ganhar mundo. Ela optou por um intercâmbio em Londres, na Inglaterra, durante os meses de dezembro deste ano até janeiro de 2011. Segundo ela, que é estagiária da Procuradoria do Recife, muitos escritórios da área jurídica exigem uma formação complementar na área internacional dos estudantes de direito. ´Depois de algum período de estágio, eles pedem essa vivência. Eu optei por Londres pelas semelhanças na área de legislação com o Brasil. Países da Europa, como Portugal, também são bons destinos`, conta a estudante. Segundo ela, a opção do curso de férias foi tomada por diversos fatores, entre eles, o tempo. ´Não queria nada que passasse um longo período. Quando voltar, estarei no ritmo da preparação para o teste da OAB`, diz. Segundo a gerente da agência de intercâmbio STB, no Recife, Marina Motta, o período que compreende os meses de dezembro a fevereiro alavanca em 30% o aumento na procura dos cursos de curta duração no exterior. ´É uma excelente oportunidade de um universitário poder falar uma língua estrangeira 24h por dia. Lá ele acorda, dorme, briga tudo em inglês`, brinca. De acordo com Marina, cursos como o de Isabela também são um grande diferencial na hora de um estágio. ´Geralmente, esses estudantes tem mais chances no mercado de trabalho na hora de uma vaga que exige língua estrangeira`, frisa. Mas, engana-se quem pensa que os intercâmbios estão restritos aos estudantes universitários. Segundo Marina, é comum profissionais já formados realizarem essa formação complementar. (T.A.)