Clipagens

Jubs começa nesta quarta com sete representantes de PE

Começa nesta quarta-feira (14) os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2015 e Pernambuco estará representado na competição por sete instituições. Na competição que será realizada em Uberlândia, Minas Gerais, o Estado contará também com vários atletas renomados como Igor Nascimento, do judô, Leonardo Guedes, da natação, e Adrianinha, do Basquete.

As maiores esperanças de medalhas nos esportes coletivos ficarão por conta do basquete masculino e feminino e do futsal masculino da Uninassau. além do handebol masculino e feminino da AESO. De acordo com a Federação Acadêmica de Pernambuco (FAPE), a esperança é terminar nas primeiras colocações da disputa.

Os JUBs serão disputados em dois blocos distintos. O primeiro, que começa nesta quarta-feira (14), será voltado exclusivamente para as modalidades individuais e será realizado até o dia 19. Do dia 20 ao dia 25 começa o segundo bloco, em que acontecem as modalidades coletivas. Ao todo são realizadas 13 disputas de diferentes esportes, sendo nove individuais e quatro coletivas. Entre as individuais estão atletismo, badminton, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e ginástica rítmica. Já os coletivos são futsal, basquete, vôlei e handebol.

Além da Uninassau e da AESO, Pernambuco também terá na competição Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), Faculdade Salesiana, Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Faculdade Esuda. Serão 168 pessoas na comitiva do estado entre atletas, comissão técnica, diretores e médicos.

Cada Estado poderá contar com até 181 participantes. Com duas modalidades a mais, os JUBs deste ano batem o recorde das edições anteriores, com mais de 4.500 participantes. A competição vale vaga para os Jogos Universitários Sul-Americanos e para a Universíade.