Clipagens

Market.Mov realiza sua segunda rodada de negócios

O audiovisual brasileiro cresce a olhos vistos. Avaliado como o 10º maior mercado de cinema do Mundo em termos de público em 2013, com crescimento médio anual de 9% de 2009 a 2011, segundo dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o setor já rende bons frutos, com premiações no Exterior e recordes de produção e financiamento, sobretudo via editais de fomento. Com foco no mercado e na qualidade do audiovisual de Pernambuco e do Nordeste, o Market.Mov – 2ª Rodada de Negócios do Audiovisual reúne 11 grandes “players” do País, entre canais, programadoras e distribuidoras de conteúdos audiovisuais para TV, internet e mídias móveis. Com uma programação ampla de reuniões, oficinas e palestras, a Rodada está marcada para os próximos dias 17 a 21 de novembro, na Associação Comercial de Pernambuco (ACP), Marco Zero, Bairro do Recife.

O 2º Market.Mov prossegue na sua missão principal: aproximar os realizadores e criadores (fornecedores) do audiovisual nordestino com os “players” (compradores). O termo “players” é um jargão de mercado que se refere às empresas interessadas na aquisição de licença ou pré-licença para exibição nas diversas janelas, seja na TV paga, VOD (vídeo on demand), IPTV, transmídia etc.

Ano passado, o “Market.Mov PE – 1ª Rodada de Negócios do Audiovisual” atraiu 50 produtoras e sete players, com um saldo de 116 reuniões realizadas. Em 2014, o foco foi ampliado para a articulação do Nordeste, e a Rodada cresceu de tamanho. Receberá, agora, 11 “players” que irão atuar na Rodada de Negócios: A+E Networks, Sato.Co, Canal Brasil, Curta!, Elo Company, Box Brazil, CineBrasil TV, Arte 1/Grupo Bandeirantes, GNT, PlayTV e TV Brasil.

Haverá uma apresentação dos grupos de “players” e uma conversa com eles, realizadas nos dias 18, 19 e 20 de novembro à noite para as produtoras inscritas para a Rodada, convidados e parceiros, além de 50 vagas abertas ao público previamente cadastrado pelo site, mediante taxa de R$ 20,00 por noite ou R$ 50,00 para as três noites de atividades.

Nos dias 19 a 21, durante manhã e tarde, acontecem as rodadas propriamente ditas entre as produtoras e os canais, conversando e negociando as propostas de projetos e produtos apresentados, alguns inclusive transmídia. As palestras na véspera de cada dia de rodada de negócios são importantes para ajudar a situar ainda mais as produtoras, bem como a apontar as necessidades de formação e qualificação para os gestores e empreendedores presentes.

Ao longo da programação, também serão promovidas oficinas sobre as linhas de fomento ao audiovisual do BNDES, o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), a divulgação do RioContentMarket e articulação da participação do Nordeste no evento, além de reuniões entre as entidades do setor de Pernambuco e do Nordeste. A programação conta com a participação de vários representantes, nos seus diversos segmentos. As oficinas são franqueadas ao público e terão inscrição feita no local.

A abertura do evento, dia 17, será realizada com um debate público “Programa Brasil de Todas as Telas – desafios e oportunidades para os realizadores do Nordeste”. O encontro irá discutir o programa lançado em julho deste ano pela presidência da República, Ancine e Ministério da Cultura, e que prevê investimentos no setor da ordem de 1 bilhão e 200 milhões de reais até o primeiro semestre de 2015 para todo o País. A mesa contará com a presença da diretora da Ancine Rosana Alcântara e do conselheiro federal da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) Márcio Yatsuda, entidade com que o Instituto Delta Zero ajustou um Termo de Cooperação para o desenvolvimento de atividades em Pernambuco.