Clipagens

Oficina de documentário inscreve até esta quinta-feira (7)

Apesar de situada à beira-mar, entrecortada por vários rios, e com a maior zona de mangue urbano do Brasil, Recife é uma cidade que sofre com um problemas crônico de abastecimento de água, esgotos e poluição das camadas freáticas. Pensando no assunto, foi idealizada a oficina de documentário H2O Cine Recife, cuja programação desenvolvida se concentra em torno do tema da água.

O curso, que será realizado de 1 até 16 de setembro na Faculdades Integradas Aeso – Barros Melo, em Olinda, está com inscrições abertas até esta quinta-feira (7). Serão selecionados até 10 alunos para participar do projeto, que resultará em um trabalho prático de até 10 documentários no final da oficina. As inscrições e o curso são gratuitos e voltados prioritariamente a estudantes e jovens cineastas. Também podem participar pessoas ligadas à Organizações Não Governamentais (ONG) e outras entidades dedicadas ao meio ambiente.

Entre os objetivos do programa está a formação de jovens pernambucanos para a produção de filmes e documentários como forma de documentação e sensibilização da população sobre o tema da água, além da transmissão de um conhecimento cinematográfico que permita às populações exprimir a sua própria realidade e defender uma  forma de  fazer cinema que respeita a diversidade humana. No curso, também haverá trabalhos ligados à formação de diretores, operadores de câmera, técnicos de som e montadores de documentários.

Todo o conteúdo da oficina será ministrado pelo centro de formação Ateliers Varan, sediado em Paris e com atuação há 35 anos no audiovisual por todo o mundo. Através da escola, já foram produzidos mais de 1,5 mil filmes em cerca de 30 país, sempre com a proposta de os estudantes contarem sua realizadade de maneira livre.

Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (81) 98237.4020 ou através do email inscricao@proacultural.com.br.