Clipagens

Oficina gratuita de formação em audiovisual inscreve para 10 vagas

Quem tem interesse em se capacitar na área de direção de documentários tem a chance de fazer isso gratuitamente. Até quinta-feira (7), estão abertas as inscrições para a Oficina H2O Cine Recife, um curso de formação em audiovisual promovido pelo Ateliers Varan, instituição francesa que atua há 35 anos na produção de artes visuais. Ao todo, são oferecidas 10 vagas nessa iniciativa realizada em parceria com a Prefeitura do Recife.

As inscrições devem ser feitas na internet e não é necessário ter experiência na produção de audiovisual para se inscrever na oficina gratuita. Com duração de sete semanas, as aulas acontecem na Faculdades Integradas Barros de Melo (Aeso), em Olinda, sendo ministradas por quatro professores que também foram formados pelo Ateliers Varan e são multiplicadores da técnica desenvolvida pela instituição. O tema da oficina será ‘Água e Meio Ambiente’.

Em 13 de julho, tem início a pré-seleção, enquanto a última etapa, com entrevistas via Skype com os candidatos, acontece entre os dias 15 e 20 deste mês. O resultado final dos contemplados será divulgado no site do Ateliers Varan em 21 de julho. Os alunos selecionados devem estar disponíveis para começar as aulas em 1º de agosto.

Aulas
A Oficina H2O Cine Recife está dividida em três partes. A primeira conta com exercícios de filmagem, projeções de vídeos que servirão de base para as discussões sobre o tema proposto para os documentários e pesquisa de campo. Na segunda fase, os alunos iniciarão as gravações, e cada um fará de seis a sete filmagens que serão projetadas coletivamente para aprendizado de todos e reorientação dos professores. Além disso, os facilitadores farão atendimentos individuais. Fechando a oficina, a partir da quinta semana de aula, serão editados os videosdocumentários e, na última semana, os materiais devem estar prontos para exibição.

Como o ensino dos Ateliers Varan é baseado na prática, a oficina será em tempo integral, com aulas pela manhã e à tarde. Os alunos trabalharão em duplas com kits de equipamentos para vídeo e som, incluindo câmeras HD digital, microfone e acessórios. Além disso, terão à disposição computadores com software de edição e montagem dos vídeos. O curso será finalizado no dia 17 de setembro. Para celebrar o encerramento das atividades, os dez vídeos produzidos serão exibidos no Recife em locais a serem definidos pela coordenação.