Clipagens

Pedidos de reembolso de matrícula

Com a divulgação do listão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ontem, agora é a hora dos feras que também passaram nas particulares correrem atrás da matrícula já paga. É comum que estudantes, nesta época, sejam aprovados em mais de um vestibular e tenham que optar por uma universidade. Outra prática comum é a retenção, por parte da instituição privada, de um percentual do valor pago pela primeira mensalidade, como uma espécie de multa. Em Pernambuco, a maioria delas estipula um percentual entre 20% a 30%.

Para o coordenador geral do Procon-PE, José Rangel, esse valor não deve ultrapassar os 10%, sendo 90% devolvido ao aluno, independentemente do motivo da solicitação. “Apesar de as instituições de ensino terem tido custo com despesas com a matrícula, tais como com fichas, arquivamento, atendimento, administração e pessoal, os valores retidos são muito altos”, ressaltou.

Dentre as principais instituições do Estado, a Unicap, a Universo, a Aeso e a Faculdade Metropolitana do Recife devolvem 80% do valor pago na matrícula. A Faculdade dos Guararapes reembolsa 70%. As faculdades Maurício de Nassau e Joaquim Nabuco não reembolsam diretamente nem integralmente. Em ambas, o setor financeiro faz uma análise da solicitação para que um percentual, não revelado, seja devolvido. Já a Fafire só reembolsa em casos de alunos que foram aprovados em universidades públicas.