Clipagens

Quais são os melhores lugares para aprender fotografia nas grandes capitais brasileiras?



Os melhores fotógrafos são aqueles que sabem usar a técnica para transcrever uma emoção. Os fundamentos da fotografia são importantes para dominar, mas o olhar do artista diz muito na hora de produzir belas fotos.

Para aprender a técnica fotográfica, é possível fazer cursos de fotografia ou uma formação de longa duração em todo o Brasil. Temos a sorte de ter bons fotógrafos atuando no país e muitos deles dão aulas.

Se você quiser ser apenas um fotógrafo amador e melhorar sua profundidade de campo, preto e branco ou composição de fotos, ou se quiser se tornar um fotógrafo profissional… Aqui há opções para todos.

Universidades, aulas particulares, oficinas e workshops estão à sua espera nos quatro cantos do Brasil.

Curso de fotografia em São Paulo: a selva do fotógrafo
Curso de fotografia em São Paulo: onde estudar?
Quais são os melhores lugares para aprender fotografia na capital paulista?

Em São Paulo, não faltam opções para amantes da fotografia. Universidades, escolas particulares, workshops, palestras… Aqui vamos dar algumas dicas sobre onde você pode encontrar seu curso ideal.

Em termos de bacharelado, existem três instituições no país que oferecem a formação, e uma delas está em São Paulo.

O Senac SP. Segundo a instituição, o curso tem como objetivo propiciar ao estudante uma sólida formação fotográfica, relacionada com o pensar e o produzir imagens, proporcionando o domínio das múltiplas dimensões que constituem o trabalho do fotógrafo contemporâneo.

Por se tratar de um bacharelado, com duração de 4 anos, evidencia-se a possibilidade de uma formação ligada à Fotografia, mais abrangente, que, para além da técnica fotográfica, envolve discussões dentro dos campos da Comunicação e da Arte. O bacharel em fotografia além de estar capacitado como fotógrafo, apresenta repertório histórico, estético e comunicacional amplo.

Afinado com o estado da arte fotográfica, o curso tem ênfase na fotografia digital. No entanto, por preocupar-se com a evolução da técnica e da linguagem da fotografia, preserva o estudo dos processos analógico e fotoquímico.

Por fim, você sempre tem a opção de estudar em uma escola particular. Mas saiba que os preços podem ser altos em função da instituição: em geral, elas fornecem equipamento de ponta e possuem profissionais especializados. Por outro lado, a vantagem é que essas escolas, em geral, oferecem um leque grande de temas de cursos. Dessa maneira, é possível que você encontre uma formação que aborde especificamente o segmento no qual você deseja atuar.

Vamos citar algumas escolas de referência em São Paulo. Fica a seu critério escolher o curso de fotografia mais adequado aos seus objetivos!

Escola Focus
Instituto Internacional de Fotografia
Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Fullframe Escola de Fotografia
Curso de fotografia no Rio de Janeiro: paisagens imortalizadas
Onde fotografar no rio de janeiro?
Belas paisagens, belos cliques.

Além de ser a capital do Samba, o Rio de Janeiro apresenta uma diversidade e infinitas possibilidades para fotógrafos iniciantes que buscam se profissionalizar ou aprofundar seus estudos na oitava arte.

SENAC RJ
O Senac RJ é uma instituição que oferece cursos de fotografia a preços acessíveis e em diversas modalidades. Produção de ensaios fotográficos, cobertura de eventos, edição e tratamento de imagens, manutenção de acervos fotográficos. São muitas as possibilidades que o aprendizado da Fotografia pode abrir a um profissional. O Senac RJ oferece 16 cursos na área, entre eles Fotografia de Eventos e Photoshop. Nos cursos livres, oferece Introdução à Fotografia Digital, Fotógrafo e Fotografia de eventos. A duração pode variar de 48 a 192 horas. Já na categoria cursos de aperfeiçoamento, você encontra o Gerenciamento de Cor para Fotografia, Fotografia de Produtos, Fotografia de Retrato e Fotografia: reportagem, retrato e eventos. Há também workshops, como o Food Foto (Fotografia de Gastronomia), Fotografia Beauty (Beleza) e o Fotografia com Celular (Mobgrafia).

SESC RJ
Entre os tópicos abordados neste curso livre oferecido pelo SESC, estão: vivências e experimentações com câmeras de visualização; exercícios práticos e dinâmicos, aguçando o olhar; abordagem histórica dos diferentes suportes e processos fotográficos; experimentações fotográficas com Pinhole, Câmeras Analógicas, Câmeras Digitais, Celulares e Tablets. Para participar do curso, é preciso ter no mínimo 12 anos. As aulas são gratuitas e ocorrem às quartas-feiras.

Associação Brasileira de Arte Fotográfica
A Associação Brasileira de Arte Fotográfica – ABAF foi fundada em 1951 por um grupo de amantes da fotografia. Entre eles estava o grande Mestre Chakib Jabôr, hoje com 96 anos de idade e ainda fotografando e ensinando aos jovens sócios e alunos da ABAF. A diretoria é eleita de dois em dois anos e conta com o apoio do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo para gerir esta associação sem fins lucrativos. A ABAF tem hoje cerca de 650 sócios proprietários e contribuintes, fotógrafos profissionais e amadores unidos pela dedicação à arte de fotografar. As principais atividades realizadas na ABAF são: cursos de fotografia, seminários mensais, participação em salões, passeios fotográficos, estúdio fotográfico, laboratório preto e branco, mostra de fotografias, projeções de slides e mesas redondas.

Há opções de cursos com diferentes objetivos: Fundamental de fotografia, Photoshop, Fotografia Documental, Oficina de Retrato, Laboratório Digital Básico, Lightroom, Fotografia de Comida, Fotografia de Moda, Composição, Fotografia de Eventos Sociais, Fotografia de Natureza, Flash…

Curso de fotografia no Recife: capture imagens com profissionalismo
Quais são os melhores lugares para aprender fotografia na capital pernambucana?
A manguetown tem cenários espetaculares para as suas fotos profissionais.

Com essa diversidade natural e social, a capital pernambucana oferece opções de assuntos a serem fotografados para amadores e profissionais. E isso é bom porque nem todos temos as mesmas expectativas ou os mesmos objetivos em termos de fotografia.

Em termos de bacharelado, existem três instituições no país que oferecem a formação, e uma delas está do lado de Recife, em Olinda.

As Faculdades Integradas Barros de Mello (Aeso) oferecem o curso, que tem uma duração de 7 semestres.

Segundo a Instituição, o bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo é o primeiro da área no Norte/Nordeste e o segundo no Brasil. O estudante tem uma formação mais completa no que diz respeito aos usos dos dispositivos da câmera e às técnicas de estúdio, iluminação, laboratório e controle de luz.

A interdisciplinaridade do curso alcança todas as ramificações da fotografia, como moda, arquitetura, industrial e documental. O resultado do trabalho da Barros Melo pode ser conferido nos inúmeros prêmios que a instituição e os alunos ganharam até agora: primeiro lugar no concurso do Catálogo de Fotografias da Fundarpe 2007, segundo lugar no Prêmio Nordeste Vigilância de Fotografia em Cultura Popular. Além de primeiro lugar e menção honrosa na categoria Fotografia Jornalística – Categoria Estudante no Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo 2008. Alguns trabalhos também foram publicados em livros, é o caso dos alunos Renato Spencer, Guga Matos, Cláudia Jacobovitz, Osmário Marques e Vinícius Meirelles, que foram selecionados pela comissão de fotografia da Prefeitura do Recife para expor no livro Linguagens 2008, coletânea de fotógrafos pernambucanos em destaque.

Em Recife também há opções de cursos de extensão, livres, e tecnólogos de fotografia em diferentes instituições de ensino superior:

Universidade Católica De Pernambuco
Focca – Faculdade De Olinda
Centro Universitário Maurício De Nassau
Centro Universitário Dos Guararapes
Curso de fotografia em Belo Horizonte: descubra a oitava arte
Curso de fotografia em Belo Horizonte: onde estudar?
Quais são os melhores lugares para aprender fotografia na capital mineira?

Além de cursos acessíveis pelo sistema S (SESI, SENAC e SESC MG), em BH você também encontra instituições de Ensino Superior de Belo Horizonte que oferecem cursos de fotografia:

Centro Universitário Una: oferece curso de Pós-Graduação em Fotografia: Técnica Linguagem e Mídia.
Escola de Belas Artes (UFMG): o Centro de Extensão da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais oferece, através da FUNDEP, uma série de cursos de extensão abertas ao público em geral.
Escola Guignard (UEMG): o Centro de Extensão da Escola Guignard, unidade da Universidade do Estado de Minas Gerais, oferece cursos livres com a duração de um semestre (60h). A oferta de cursos pode variar a cada semestre. Atualmente são ofertados os cursos de Introdução à Fotografia e o curso avançado Luz e Composição.
UniBH: o Centro Universitário de Belo Horizonte oferece curso superior de tecnólogo com duração de 2 anos.
Universidade FUMEC: a Universidade oferece Curso Superior de Tecnologia em Fotografia com duração de 2 anos.
Curso de fotografia em Porto Alegre: opções diversificadas
Curso de fotografia em Porto Alegre: onde estudar?
Quais são os melhores lugares para aprender fotografia na capital gaúcha?

Vamos citar algumas escolas de referência em Porto Alegre. Fica a seu critério escolher o curso de fotografia mais adequado aos seus objetivos!

Escola Câmera Viajante
Escola de Fotógrafos
Fluxo – Escola de Fotografia Expandida
Confira as instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul que oferecem cursos de fotografia:

Núcleo de fotografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: oferece vários cursos de extensão em fotografia.
Centro Universitário Da Serra Gaúcha: oferece o curso superior de tecnologia em fotografia em 4 semestres.
Centro Universitário Fadergs: curso superior de tecnologia em fotografia.
Universidade De Caxias Do Sul: oferece cursos de extensão em fotografia básica e o curso superior de tecnologia em fotografia.
Universidade De Santa Cruz Do Sul: oferece cursos de extensão em fotografia básica e o curso superior de tecnologia em fotografia.
Universidade Do Vale Do Rio Dos Sinos: oferece curso de graduação em fotografia (tecnólogo) e cursos de extensão como Food Desigh e Introdução à fotografia.
Universidade Do Vale Do Taquari: oferece curso de graduação em fotografia (tecnólogo) e cursos de extensão como Fotografia Digital – Módulo Básico
Universidade Feevale: oferece curso de graduação em fotografia (tecnólogo) e cursos de extensão como Fotografia de viagem e Fotografia dos níveis básico ao avançado.
Universidade Luterana Do Brasil: já promoveu o curso Fotografia de Rua: um registro fotográfico do cotidiano da cidade
Curso de fotografia em Brasília: encontre sua escola

Quais são os melhores lugares para aprender fotografia na capital do Brasil?

Com seus mais de 4 milhões de habitantes em região metropolitana, é o palco ideal para capturar imagens do patrimônio natural, mas também do patrimônio arquitetônico! Graças a Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, suas construções se tornaram patrimônios urbanístico e arquitetônico e até hoje movimentam milhares de visitantes ao longo de todo o ano.

Brasília possui excelentes escolas particulares de fotografia. Vamos citar algumas:

Espaço F/508 de Fotografia
Escola Técnica de Fotografia de Brasília
Quarto Eclipse Escola de Fotografia
EBF – Escola Brasiliense de Fotografia
Além disso, há sempre a opção de frequentar cursos de extensão ou tecnólogos oferecidos pelas universidades:

Universidade de Brasília
Centro Universitário Do Instituto De Educação Superior De Brasília
Faculdades Integradas Da Upis

voltar

Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso de cookies.  Política de Cookies   Política de Privacidade.
Aceitar