Clipagens

Recife sedia evento global de design neste fim de semana

No Global Service Jam, equipes criam e desenvolvem, em 48h, serviços inspiradas num tema surpresa compartilhado em todo o mundo. Ingressos esgotaram em uma semana

Recife entrou na rota do Global Service Jam (planet.globalservicejam.org), evento mundial sem fins lucrativos organizado por uma rede informal de interessados em design de serviços e no imenso leque que se abre dentro desse universo. Num espírito de experimentação, cooperação e competição amigável, 40 pessoas divididas em equipes terão 48 horas para criar e desenvolver serviços inspiradas num tema compartilhado em todo globo e que só é revelado no dia do evento.

Aqui será no Impact Hub, no Recife Antigo, de hoje a domingo. As inscrições, ao custo de R$ 50, esgotaram em apenas uma semana, comemora um dos organizadores, João Marcelo Ferraz, da Interaction Design Association (IxDA) Recife. As jams em Madri e BSB (jams twins) estarão conectadas à de Recife por teleconferência. Ainda em 2015, a turma quer promover outras duas rodadas, de serviços públicos e de sustentabilidade. Luiza Falcão, designer da Orbe Consultoria e professora da Aeso, lembra que o evento não é restrito a designers. O público-alvo é amplo: de advogados a empreendedores, passando por artistas.

O primeiro Global Service Jam aconteceu em 2011, com mais de 1,2 mil participantes em 50 cidades. No Brasil, já acontece em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. João Pessoa e BSB também integram a lista neste ano. O tema, por exemplo, já foi “super heróis” e, traduzindo-o para as realidades de cada local, participantes criaram serviços desde acessibilidade até realidade aumentada.

A ideia, explica Rafaela Peruffo, sócia da Perestroika (escola de atividades criativas), é também desconstuir o “pensamento industrial mecanizado de reprodução, que não busca alternativas e tenta resolver problemas pensando só na solução”.

A base é o design thinking, que usa diversas metodologias para entender problemas, compreendê-los sob outra perspectiva, elencar possíveis soluções e testá-las com o usuário. Outro organizador na capital, Cézar Cavalcanti, sócio da Orbe Consultoria, faz questão de esclarecer: “Não estamos promovendo porque é legal e criativo. Universidades e MBAs têm inserido o design em cursos de administração, por exemplo”.

Confira a programação completa:

18:00 recepção dos participantes

18:30 apresentação do evento

19:00 workshop (+ break de 10 minutos)

20:00 apresentação do desafio e debate

20:30 warm up + formação de times