Clipagens

Sound Academy Tour 2012 terá curso no Recife

Por: Dani Acioli

O momento está mesmo em alta para a economia criativa. Tanto que acaba de chegar uma boa oportunidade para qualificação de profissionais e entusiastas de técnica de som e áudio no Recife. O Instituto de Artes e Técnicas em Comunicação (Iatec), do Rio de janeiro, realiza nos dias 28 e 29 de agosto (terça e quarta-feira), das 9h às 18h, na AESO, o curso de “Curso para Técnicos de Áudio sobre Equipamentos e Técnicas em Sonorização”, dentro do projeto Sound Academy Tour 2012, com patrocínio da Harman e parceria no Recife com o Hub Criativo.

Até outubro, o curso, que já passou pelo Rio de Janeiro, chegará ainda em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.  Ministrado por Renato Muñoz, técnico de áudio com mais de 20 anos de experiência no segmento, coloca o Recife na rota de importantes e necessários cursos na área. E, nesse caso, Renato tem larga experiência, tendo trabalhado com diversos artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Barão Vermelho, Skank, Titãs, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu e Marisa Monte e Frejat. “Conhecer o funcionamento dos equipamentos, seus controles e aplicações é de fundamental importância para que a operação dos mesmos, numa gravação ou sonorização, seja feita com segurança e traga os melhores resultados”, explica Muñoz.

Uma boa oportunidade de investimento em conhecimento para quem está chegando à área e, ainda, de profissionalização e atualização para os que já trabalham. "O Sound Academy tem como objetivo democratizar a informação, levando conhecimento técnico a diversas cidades do país", destaca Luiz Helenio, responsável pelos cursos e treinamentos do IATEC. Com uma linguagem simples, o curso apresenta e demonstra o funcionamento e aplicação dos equipamentos comuns e necessários aos sistemas de gravação e de sonorização.

Inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.iatec.com.br/harman ou (21) 2493.9628 | 2486.0629.
Renato Muñoz - É formado em Comunicação Social, começou a trabalhar profissionalmente com áudio em 1991 na Firma Xef Sound (RJ). No ano seguinte, assumiu o PA da cantora Elba Ramalho, onde trabalhou até 1997. Entre 1993  e 1998, trabalhou no renomado Estúdio Nas Nuvens, no Rio de Janeiro, com artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Barão Vermelho, Skank, Titãs, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu e Marisa Monte, entre outros. Em 1997, assumiu o PA do Barão Vermelho e depois também o PA do Frejat em seu projeto solo, quando foi responsável pela gravação e mixagem dos dois discos do cantor. Ganhador do prêmio profissional de PA do ano, também prestou serviços para a firma de sonorização Lang Brothers.

IATEC - é uma Escola Técnica, de nível médio, que oferece mais de 80 cursos voltados para o mercado criativo, divididos nos departamentos: áudio, eventos, iluminação, música eletrônica e vídeo. Possui cadastrado no MEC, Secretaria de Educação e CREA-RJ. Além de convênios com Sindicato dos Radialistas e SATED. Foi fundada em 1999 pelos Engenheiros Carlos Roberto Pedruzzi, Sólon do Valle e Luiz Helenio. A IATEC possui duas sedes no Rio de Janeiro; matriz e filial. Também realiza cursos externos, os cursos in company, customizados para atender as demandas específicas de uma determinada empresa. A empresa já ministrou em diversas companhias do país e do exterior, como no caso da Televisão Pública de Angola (TPA) e Rádio Nacional de Angola (RNA).

SOUND ACADEMY TOUR 2012 – ETAPA RECIFE
Curso para Técnicos de Áudio sobre Equipamentos e Técnicas em Sonorização
Público-alvo:
Interessados em áudio
Data:
28 e 29 de outubro (terça e quarta-feira)
Horário:
Local:
AESO (avenida Transamazônica, 405. Olinda)
Ementa:
-Microfones e Dis
-Consoles