Clipagens

XIII Encontro Internacional de Cátedras Martianas acontece em Pernambuco

Pernambuco sediará, entre a quarta e sexta-feira, o  XIII Encontro Internacional de Cátedras Martianas. O evento, que visa debater pesquisas realizadas a partir do pensamento do escritor, filósofo e político cubano José Martí e ao pensamento latino-americano e caribenho, acontecerá nos campi do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e de Vitória de Santo Antão, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), na Zona da Mata do estado.

Ao todo, serão 10 mesas expositivas e de debate referentes a trabalhos produzidos por pesquisadores e pesquisadoras de Cuba, Brasil, Argentina, Costa Rica e México, voltados para o pensamento martiano. A cerimônia de abertura e o primeiro dia do evento acontecerão exclusivamente no Recife, enquanto o segundo dia ocorrerá em Vitória, incluindo o lançamento do livro "Até quarta, Isabela", do político e líder das Ligas Camponesas, Francisco Julião.

No terceiro dia, os expositores farão uma visita ao Engenho Galileia, palco do primeiro caso de reforma agrária do país após o fim da Segunda Guerra Mundial. O Encontro será dividido em seis eixos temáticos: Educação popular e Educação do campo: Martí e Julião; Descolonialidade: a advertência martiana como desafio da liberação; O Manifesto de Montecristi: vigência e urgência após 120 anos de sua publicação; Poesia, cultura e literatura no quefazer criativo emancipador; Educação e desigualdade social; e Imagens de Nossa América.

O evento será organizado pela Cátedra José Martí UFPE, pelo IFPE – Campus Vitória e pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e com o apoio do Consulado da Venezuela no Recife, da ONG Mirim Brasil e da Faculdade AESO Barros Melo.