Aeso-Barros Melo abre inscrições para Grupos de Estudos

setembro. 03, 2013

As inscrições são gratuitas e abertas aos alunos da instituição

A Aeso-Barros Melo, em parceria com os cursos da instituição, abrem processo seletivo para quatro novos grupos de estudos em diversas áreas. São eles: Grupo de estudos do desenho Risco!; Grupo de estudos de formação em gênero; Estudos sobre Fotografia e Grupo de estudos em Arte Contemporânea. As inscrições são gratuitas e voltadas para alunos da instituição.

Grupo de Estudo de Formação de Gênero
Embora a luta pela participação mais ativa das mulheres na vida social e produtiva tenha se intensificado no final do século XIX, com a conquista do direito das mulheres de votar e de estudar, e mesmo reconhecendo que muita coisa mudou desde então, o machismo ainda prevalece em nossa sociedade. Pensando nisso, o Grupo de Estudos de Formação de Gênero tem o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas de temas relevantes sobre a condição feminina e da masculinidade, em suas relações com a sociedade, percebendo como a mídia representa estas questões e o que elas significam nas relações de poder, além de abordar estudos teóricos e discussões sobre questões dentro da linha de pesquisa: Gênero, mídia e relações de poder. Para os interessados em participar, as inscrições estão abertas até o dia 05 de setembro. Além do preenchimento dos dados no site, os interessados devem preencher uma carta de intenção através do link:

Coordenadora: Monica Fontana
Encontros: Segundas-feiras, das 11h10 às 12h30
Data de inscrições: 04 e 05 de setembro (prorrogado até 16 de setembro)
Formulário de Inscrição online
Carta de intenção a ser preenchida

GEAC - Grupo de Estudos em Arte Contemporânea
Abordando questões pertinentes ao campo da Arte Contemporânea, englobando as poéticas visuais dos artistas, as teorias e os discursos da crítica especializada, o Grupo de Estudo em Arte Contemporânea (GEAC), visa investigar as realizações e os discursos da Arte Contemporânea, podendo contar com textos da Filosofia, Comunicação, Antropologia, Sociologia, Psicologia/Psicanálise, Literatura, Crítica e História da Arte, além de realizar visitas técnicas mensais à exposições/acervo de Arte Contemporânea para o exercício da análise crítica pelos participantes do grupo.  As inscrições seguem até o dia 09 de setembro e as atividades acontecem todas as quintas-feiras, das 11h20 às 13h. A entrevista de seleção com os candidatos interessados acontece no dia 10/09, na Videoteca 1.

Coordenadora: Joana D'arc Souza Lima
Encontros: Quintas-feiras, das 11h20 às 13h00
Data de Inscrições: 04 a 09 de setembro (inscrições encerradas)

Grupo de Estudos Sobre Fotografia

Com o objetivo de debater teorias da imagem, aprofundar conhecimentos sobre fotografia, aplicar os conceitos em análises de imagens e expandir o repertório sobre fotografia dos alunos do curso, o Grupo “Estudos sobre a Fotografia” permite que os alunos interessados ampliem seus conhecimentos, debatendo e analisando imagens fotográficas, aplicando a teoria e fazendo relações entre autores e fotógrafos. As inscrições seguem até o dia 20 de setembro e as atividades acontecem todas às segundas-feiras, das 11h às 12h30.

Coordenadora: Juliana Leitão
Encontros: Segundas-feiras, das 11h00 às 12h30
Data de inscrições: 04 a 20 de setembro
Ficha de inscrição

Risco! Grupo de Estudos do desenho
O grupo propõe a investigação, o exercício e a sistematização de processos criativos relacionados à expressão gráfica, ao mesmo tempo em que busca estabelecer uma prática conjunta e cotidiana que agregue diferentes sujeitos do campo gráfico (desenhistas, modelos, pensadores do desenho). O grupo é estruturado em módulos semestrais, cada um abordando um aspecto do desenho. No módulo atual, os encontros vão tratar do desenho de observação, com sessões de modelo vivo, paralelas a discussões sobre as relações entre a percepção e o registro gráfico da figura humana, além de visitas técnicas. Os encontros acontecem todas as segundas-feiras, das 19h às 21h30. As inscrições são gratuitas. As entrevistas para os candidatos interessados acontecem dia 09/09.

Coordenadora: Bruna Rafaella do Carmo Ferrer de Morais
Encontros: Segundas-feiras das 19h00 às 21h30
Data Inscrições: 04 a 09 de setembro (prorrogado até 11 de setembro)
Ficha de inscrição