Foto: Divulgação/Acervo Pessoal

AESO-Barros Melo recebe João Valadares para bate-papo

Curso de Jornalismo - Olinda
abril. 25, 2016

O jornalista vai falar sobre Jornalismo Investigativo no próximo dia 27 de abril

Há 43 anos, em 18 de junho de 1972, o jornal The Washington Post noticiava a invasão à sede do Comitê Nacional Democrata dos Estados Unidos. A notícia marcou o início da cobertura jornalística que culminaria, dois anos depois, na renúncia do presidente americano Richard Nixon, em 1974, no mais emblemático caso de jornalismo investigativo, o Watergate. Quatro décadas depois, o caso inspira estudantes e jornalistas de todo o mundo. Para debater sobre o tema, a AESO-Barros Melo recebe o premiado jornalista João Valadares, no próximo dia 27, a partir das 09h30, na Videoteca I da instituição.

Voltado para os alunos de jornalismo, profissionais da área e demais interessados, a palestra visa trazer para os alunos o relato do jornalista sobre a cobertura da crise em Brasília, além de propiciar um debate sobre os bastidores da política e as estratégias de atuação no campo do jornalismo investigativo.

Ainda no encontro, o jornalista conversa sobre longa experiência no Jornal do Commercio do Recife cobrindo áreas sensíveis como Segurança Pública, Violação de Direitos Humanos, Violência Policial e conflitos pela posse da terra entre outros. Em 2007, João foi um dos criadores do Blog Pebodycount, que funcionou como importante meio de informação e denúncia sobre os alarmantes índices da violência (homicídios) no Recife. Em Brasília, no Correio Braziliense, o jornalista tem atuado na cobertura dos desdobramentos da chamada Operação Lavajato.

9h30 - Abertura da palestra pelo prof. Marcos Araújo
9h35 - Início da plaestra com João Valadares