Instituição mantenedora das Faculdades Integradas Barros Melo, a Aeso (Ensino Superior de Olinda) está completando 38 anos em 2006. A data exata é o dia 15 de maio, mas a comemorações acontecerão durante todo o ano. A instituição obteve a autorização para funcionar em 1968, mas o curso de Direito foi aberto em 1971.
Olinda e São Paulo foram as duas primeiras cidades brasileiras a abrigar cursos jurídicos, em 1927. Ao saber desse dado histórico, quando ainda calouro da Faculdade de Direito do Recife, o professor Inácio de Barros Melo decidiu devolver à cidade o título de berço do Direito no Brasil. Para isso, fundou em 1968 a Aeso para manter a Faculdade Direito de Olinda (Fado). Em 1996 a instituição abriu o Centro de Estudos Superiores Barros Melo (Cesbam), que abrigou novos cursos de computação, comunicação e administração.
Em maio de 2005, Cesbam e Fado passaram a atuar juntas na sede de Jardim Brasil II - Olinda, sob o nome de Faculdades Integradas Barros Melo, oferecendo graduações em Direito, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Computação e Administração, com habilitações Geral e em Comércio Exterior, além de diversos cursos de pós-graduação e um corpo docente qualificado, com mestres e doutores.
A Barros Melo já formou 28 turmas de Direito, seis de Administração de Empresas e duas de Publicidade, que estão inseridas no mercado de trabalho.
voltar