Aluno da UNIAESO aborda representatividade e quebra de padrões em TCC

Curso de Publicidade e Propaganda - Olinda
julho. 21, 2021

Rony Petherson decidiu que faria um trabalho que fosse marcante e não apenas para concluir o curso

Os números assustam: o Brasil é o país que mais mata pessoas trans. Foram 175 travestis mortas em 2020, uma alta de 41% em relação ao ano anterior. Os dados são de um dossiê elaborado pela Antra (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). Além da quantidade alarmante, as mortes, em grande maioria são violentas.

Rony Petherson é graduando em Publicidade e Propaganda pela UNIAESO e é apaixonado por fotografia, mais precisamente no campo da moda. Ele conta que viu nas duas paixões uma forma de fazer um trabalho memorável e marcante, “eu sempre quis fazer algo relevante e não apenas um trabalho para terminar a faculdade. Nos últimos anos,  decidi investir na área de fotografia de moda e quis uní-la com a publicidade”, explica.

O aluno conta que foi atrás de marcas parceiras para produzir o trabalho e encontrou a Marc Andrade, um ateliê que busca a desconstrução dos gêneros na moda. Em conversa com o estilista dono da marca, Rony explicou que a proposta era unir tema da nova coleção com o TCC, “Marc me revelou que o próximo trabalho iria ser sobre sereias urbanas; aquela encantadora, cercada de mistérios, super empoderada. Tentamos trazer todos esses aspectos para a mulher atual e optamos por usar modelos trans, pois vimos muita coisa em comum entre elas”, conta.

Ericka Thorne e Naomi Leão são modelos profissionais e foram escolhidas por Marc Andrade para pousar na coleção. Elas costumam fazer mais trabalhos para marcas autorais, entretanto ainda não possuem tanto espaço nas grandes marcas comerciais.

Rony apresentou o TCC em junho, coincidentemente, no mês do orgulho LGBTQIA+ e tirou nota máxima. O graduando, que cola grau em Dezembro, revela que pretende continuar nesta área, “com certeza minha fotografia de moda vai buscar sempre esse viés de representatividade, essa desconstrução vai sendo trabalhada por mim enquanto marca e  fotógrafo”, declara

Veja algumas das fotos usadas no projeto: