Programa produzido por alunos da instituição vai ser exibido dia 25 de dezembro, às 17h
Nas Faculdades Integradas Barros Melo, telejornalismo é coisa séria. Dentro da graduação, o Laboratório de Jornalismo Audiovisual (LabjorTV) vem sendo destaque no Intercom Nordeste desde 2015. Neste ano, o programa “Trabalho de Parto” levou o grupo para o Intercom Nordeste e Intercom Jr. O programa, que aborda os direitos das gestantes, protagonismo feminino, rede de apoio, além de diálogo e respeito entre profissionais de saúde e suas pacientes, vai ser exibido na TV Pernambuco, no dia 25 de dezembro, às 17h, dentro da sessão Pernambuco Especial.
Em 2015 os dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) eram alarmantes: o Brasil é o único país do globo onde mais da metade dos nascimentos é feito por cesáreas. Foi esta notícia que fez os alunos Bruna Pessôa, Daniele Alves, Igor Vélez e Marcele Dias, no início do curso e ainda sem experiência com o telejornalismo, embarcarem na aventura de produzir uma série de reportagens abordando os temas ligados a gravidez, direitos das mulheres, o papel da mulher nessa decisão e as necessidades que elas possuem. "Os meninos aprenderam muito nesse percurso. Amadureceram muito também. A oportunidade de levar esse trabalho para um número maior de pessoas, com a chance de sensibilizá-las acerca de debates necessários sobre a temática, é cumprir o importante papel social do jornalismo”, afirma a professora Carolina Cavalcanti, orientadora das atividades.
O nome “Trabalho de Parto” foi escolhido por explicar a relação com o processo do nascimento de uma criança. "Tratar deste tema necessitou muito cuidado porque envolve circunstâncias e pensamentos diversos. Foi preciso respeitar cada um deles”, afirma Daniele Alves.
Inicialmente planejado para conter três reportagens, o trabalho final terminou com quatro pautas. A primeira, de Daniele Alves, foi um raio-x do que é nascer no Brasil, apresentando os dados da OMS e do Ministério da Saúde. A segunda, de Igor Vélez, apresenta o Espaço Aconchego, que funciona no IMIP, uma referência na realização de partos naturais e humanizados dentro do serviço público de Pernambuco. A terceira, assinada por Bruna Pêssoa, aborda os direitos das mulheres gestantes, focando numa cartilha elaborada pelo Ministério Público de Pernambuco. A última matéria, de Marcele Dias, explana sobre parto humanizado domiciliar e hospitalar. “ Explorei desde as primeiras ideias, os textos, entrevistas, até ter a oportunidade de apresentar o programa, representando a equipe, contribuíram muito para o meu desenvolvimento profissional. Ter realizado isso ainda quanto estudante foi uma oportunidade de ouro”, comenta Marcele.
Saiba mais do JabjorTV
O LabjorTV é um laboratório audiovisual que incentiva a prática e a experimentação do Telejornalismo fora da sala de aula, integrando alunos de todos os períodos do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO). A equipe desenvolve reportagens para programas de conteúdo voltado para a web, são eles o Giro e o programa de entrevistas Abre Aspas, ambos
produzidos todo o semestre e amplamente divulgados nas
redes sociais do laboratório e site da faculdade.