Iniciativa prevê aumentar o engajamento entre universitários e moradores da localidade
Pesquisas sobre a história do bairro de Jardim Brasil, em Olinda, levaram o tecnólogo em Produção Fonográfica pela AESO-Barros Melo, Alexandre Barbosa, juntamente com professores e colegas de curso, a criarem o projeto Vozes de Jardim Brasil. A proposta foi a de trazer maior envolvimento de quem está diariamente na comunidade, além de tornar conhecida a história do local onde a instituição de ensino está localizada.
A ideia veio por meio do grupo de estudos Arte Sonora, realizado na FIBAM em 2017, onde os alunos começaram a pensar em como envolver a faculdade com a área ao redor a partir da compreensão da história do bairro. A apuração foi realizada em acervos de jornais, fontes bibliográficas oficiais e também através de entrevistas com moradores da região. O projeto já foi posto em prática em duas ocasiões: a primeira aconteceu durante a comemoração dos 50 anos das Faculdades Integradas Barros Melo. A segunda ação contemplou o dia de Responsabilidade Social, promovida pela instituição de ensino.
A exposição, que pode ser facilmente instalada em qualquer espaço, contou com depoimentos dos moradores da comunidade reproduzidos em caixas de som e cartazes pendurados que, conforme o visitante andava, ele também lia e escutava a história do local. Para Alexandre, a iniciativa é de grande importância, pois faz com que a faculdade não pareça estranha ao bairro, além de trazer conhecimento aos estudantes sobre local. “Os planos futuros para o projeto incluem a integração de novos alunos à iniciativa com o objetivo de expandir as linguagens, permitindo ainda mais formas de contar a história para além da arte sonora, seja através de documentários, reportagens, quadrinhos ou qualquer outra forma de expressão”, conclui o produtor.
Exposições realizadas
A primeira edição do Vozes de Jardim Brasil ocorreu entre os dias 16 e 18 de maio de 2018, dentro da programação de comemoração pelos 50 anos da AESO-Barros Melo. A ação reuniu estudantes, professores e funcionários da instituição que puderam interagir com a mostra, comentando sobre as experiências vividas na comunidade, alterando a ambientação sonora do local e também lendo os cartazes. Já a segunda exposição aconteceu em formato reduzido, na biblioteca da Associação de Moradores de Jardim Brasil, em Olinda. O evento contou, dessa vez, apenas com os cartazes e os depoimentos. Como foi aberto ao público, a população do bairro teve a oportunidade de conhecer mais sobre a história do local onde vive.
aeso -
produção fonográfica -
voltar