O Bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) apresenta o pioneirismo de ser o primeiro curso do gênero do Nordeste e também uma forma ampliada e contemporânea de enxergar o profissional egresso no concorrido mercado de trabalho. Por isso, mais do que simplesmente ensinar sobre técnicas e estéticas fotográficas (que estão também contempladas na grade curricular), o estudante terá uma formação mais completa no que diz respeito aos usos e possibilidades de trabalhar com a luz – uma vez que, do seu sentido original, fotografia significa “registro de luz”. O coordenador do curso Thiago Soares aponta algumas questões que norteiam os pilares da existência do novo bacharelado.
Atividades práticas desde o início
Já no primeiro período do curso, o estudante se familiariza com o fazer fotográfico tanto analógico quanto digital. As atividades práticas dão conta da complexidade dos usos da luz: há desde exercícios externos, feitos com luz natural, até os que se utilizam de estúdios e ambientes com controle artificial da luminosidade.
Laboratório preto-e-branco como suporte pedagógico
A gênese do fazer fotográfico está em captar imagens, mas sobretudo, em vê-las “aparecer” diante de olhos “incrédulos”. Por isso, mesmo diante dos novos ditames tecnológicos, o Bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo mantém as atividades laboratoriais como princípio poético e pedagógico.
Ênfase nas novas tecnologias
Estudar fotografia é se deparar com mudanças constantes de suportes e de novos aparatos tecnológicos. Por isso, o curso contempla disciplinas como Fotografia e Novas Tecnologias (com ênfase em tratamento de imagem e manipulações digitais), Fotografia e Multimídia (voltado para o uso de imagem fotográfica nas diversas plataformas digitais), Fotografia Aplicada a Design (numa interface com os novos produtos e modalidades desta área), entre outros.
Profissionalização para Cinema, Artes e Arquitetura
Com o intuito de formar um profissional apto a trabalhar com a luz, o Bacharelado em Fotografia apresenta na sua grade um leque de disciplinas que ampliam o sentido do trabalho do fotógrafo. São elas: Direção de Fotografia para Cinema e Vídeo I e II (estudo da especificidade das imagens cinematográfica e videográfica, tipos de câmera, planejamento de direção fotográfica), Design de Iluminação I e II (habilita o estudante a trabalhar tanto em projetos de ambientação quanto no planejamento de iluminação para espaços artísticos e culturais).
Oficinas para diversidade fotográfica
Compreendendo que a fotografia é detentora de inúmeras ramificações e especificidades, o Bacharelado em Fotografia da Aeso apresenta uma grade curricular com disciplinas em formato de oficina. Ou seja, o estudante deve pesquisar e praticar atividades de forma simultânea. Citamos como exemplo: Oficina de Fotografia Documental, Oficina de Fotografia Artística, Oficina de Fotografia de Moda, Fotografia de Arquitetura, Fotografia Industrial, entre outras.
Espaço para reflexão sobre imagem
Alinhando-se à própria trajetória das Faculdades Integradas Barros Melo, o curso é um espaço para debate e reflexão sobre as imagens técnicas. Neste sentido, disciplinas como Teorias da Imagem, Antropologia Visual, Filosofia da Imagem Fotográfica, Teoria da Percepção Visual, entre outras, servem como suporte para as atividades acadêmicas.
Pesquisa com ênfase em extensão
Entendendo que o bom profissional é aquele que pesquisa e tem contato direto com as transformações do mundo, disciplinas como Metodologia de Pesquisa Fotográfica I e II, Fotojornalismo e Materiais e Processos ajudam a colocar o estudante em contato com a realidade e a complexidade do fazer fotográfico.
Portaria
Abaixo, segue a integra do edital de aprovação do curso, publicada em 09 de maio de 2007 no Diário Oficial da União.
PORTARIA Nº 391, DE 8 DE MAIO DE 2007
O Secretário de Educação Superior, usando da competência que lhe foi conferida pelo Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, e tendo em vista o Despacho nº 533/2007, do Departamento de Supervisão do Ensino Superior, conforme consta do Processo nº 23000.007392/2006-37, Registro SAPIEnS nº 20060001923, do Ministério da Educação, resolve:
Art. 1º Autorizar o funcionamento da habilitação em Fotografia, do curso de Comunicação Social, bacharelado, com 100 (cem) vagas totais anuais, nos turnos diurno e noturno, em turmas de, no máximo, 50 (cinqüenta) alunos, a ser ministrada pelas Faculdades Integradas Barros Melo, na Avenida Transamazônica, nº 405, bairro Jardim Brasil II, na cidade de Olinda, Estado de Pernambuco, mantidas pela AESO Ensino Superior de Olinda Ltda, com sede na cidade de Olinda, Estado de Pernambuco
Art. 2º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação
RONALDO MOTA
voltar