Camila Petribú é redatora do Even3 e coloca metodologias científicas em pauta no blog do portal
Você sabe as vantagens de utilizar o Google Acadêmico como fonte para pesquisa e publicação de trabalhos? Está com dificuldade para montar projetos de pesquisa de acordo com as normas da ABNT? Tem dúvidas sobre como e onde publicar artigos?
Com a proposta de desmistificar o uso de ferramentas acadêmicas, utilizando linguagem clara e de fácil compreensão para quem não é especialista no assunto, a estudante do 5º período do curso de Jornalismo da AESO-Barros Melo, Camila Petribú, cria textos para o blog do site Even3 colocando em pauta metodologias científicas e dando dicas de como organizar congressos, simpósios e workshops.
Confira o bate-papo que tivemos com a universitária:
AESO- Como surgiu o convite para começar a trabalhar na Even3?
CP- A Even3 foi meu primeiro estágio. Na época, escrevia crônicas e textos voltados ao Inbound Marketing, que são estratégias que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante, além de participar e organizar eventos ligados ao empreendedorismo. Em um desses encontros, conheci os sócios da empresa e fizemos networking, foi quando tive a oportunidade de apresentar meu trabalho voltado à produção de conteúdo. Após cumprir seis meses de estagio, saí e tive outras experiências na área, mas, dois anos depois, fui convidada por eles para voltar ao estágio na plataforma.
AESO- Qual a atividade que você realiza?
CP- Sou redatora do blog e responsável pela produção de conteúdo textual de outros canais, como o Instagram e e-mail da empresa. Além disso, faço vídeos para o canal do Youtube.
AESO- E sobre sua produção textual?
CP- Os textos que produzo são voltados para dois públicos - ou personas, como chamamos no Marketing: pesquisadores, acadêmicos e organizadores de eventos. Já que a Even3 é uma plataforma para gestão de eventos científicos, precisamos pensar tanto em quem organiza como em quem participa. Sendo assim, os artigos do blog seguem a temática de pesquisa, metodologia científica e carreira acadêmica, além de dar dicas de como organizar congressos, simpósios e workshops, por exemplo.
AESO- Você aborda temas relevantes para o público universitário?
CP- Recentemente, postamos dois conteúdos que considero pertinentes para quem ainda está na faculdade. O primeiro, com dicas de como montar um projeto de pesquisa de acordo com as normas da ABNT, onde trabalhei com linguagem mais acessível do que a que vem na norma; e o segundo sobre o Google Acadêmico, ensinando - passo a passo - como usar a ferramenta para a pesquisa científica, as diferenças da plataforma em comparação ao Google comum e as vantagens. Escrevo conteúdos de alta densidade informativa, mas que, ao mesmo tempo, são claros e fáceis de ser compreendidos por leigos ou especialistas no assunto.
AESO- Que tipos de experiências, ensinamentos e orientações obtidas no curso de jornalismo da AESO-Barros Melo foram importantes para você na conquista dessa vaga e na atuação profissional diária?
CP- Aprendi, principalmente, a ter cuidado com a informação que vou dar. Prezo muito pela qualidade do texto e, por isso, apuro bastante antes de escrever. Quero que cada produção minha realmente agregue valor à vida de quem teve acesso àquele conteúdo. Fora isso, o curso me fez entender que eu preciso escrever em uma linguagem acessível ao meu público. Então, tento sempre redigir um texto objetivo, direto, em uma linguagem que qualquer pessoa entenda a mensagem que quero passar. Por ser blog, tenho liberdade de adicionar imagens ou vídeos do nosso canal e ilustrar os textos com exemplos, tudo isso facilita a compreensão do leitor. Na parte de vídeo, as aulas de telejornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo são fundamentais para orientar a como me posicionar e falar diante da câmera. Para a construção dos textos voltados ao público acadêmico, a cadeira de Metodologia Científica vem sendo imprescindível.
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