CafeComFoto-28-09-site.jpg

Café com Foto deste mês aborda fotografia, memória e documento

outubro. 25, 2021

Evento é gratuito e aberto ao público

UNIAESO promove mais uma edição do Café com Foto, desta vez para falar sobre fotografia, memória e documento, a partir da experiência dos convidados. Tirado Pedro é um dos palestrantes e vai falar sobre “Ruína memória”, dissertando sobre memória e documentário através das pequenas histórias. Também vai abordar a fotografia analógica e o uso que ele faz dela.

Luciana Dantas é a outra convidada, e vai falar sobre “Pesquisa Fotográfica: O Protagonismo Feminino na Perpetuação da Cultura das Casas de Farinha".

O evento acontece  na quarta-feira, 28/10, às 19h. O bate-papo vai ser transmitido no canal da UNIAESO no Youtube. Alunos precisam fazer a inscrição no sympla.

Sobre os convidados

Luciana Dantas

Em 2009 fez o primeiro curso de fotografia, no SENAC. Ainda em 2009 a primeira experiência de trabalho de registro fotográfico para o livro Olinda – Onde o povo escreve sua história (Livro), Fotógrafa - material ilustração (Organização Pan-Americana de Saúde – Prefeitura de Olinda, em 2009). No ano de 2011, vencedora do Concurso I Concurso SENAC de Fotografia – Olhares para a Natureza - Edição 2011 (outubro). Registros que também foram utilizados em livros: Festival Recife do Teatro Nacional – 15 anos de cena (Prefeitura da Cidade do Recife / Secretaria de Cultura / Fundação de Cultura do Recife, Recife 2012) e o Panorama do Teatro para Crianças em Pernambuco 2000 – 2010, Leidson Ferraz, lançado em outubro de 2015, autora das fotos que estão nas páginas: 193 (Pinóquio e Suas Desventuras) e 212 (Palhaços In ConSerto). Em 2017, Curadoria das fotos da Exposição denominada “Uma Deliciosa Teimosia em Ser Feliz”, em comemoração dos 24 anos da ONG Centro Sabiá, a exposição teve cerimônia de abertura no dia 21 de julho de 2017, no Museu da Abolição no Recife, PE. No Conselho Estadual de Cultura, faz parte da Setorial de Fotografia, suplente de Geyson Magno. Em 2012 fundou o RETROGRAPHIE onde juntamente com a fotógrafa Raíssa Moraes, executando diversos trabalhos de registro fotográfico e restauro. O trabalho mais recente denominado: Exposição Fotográfica: O Protagonismo Feminino na Perpetuação da Cultura das Casas de Farinha, encontra-se sendo exposto em Fernando de Noronha até o próximo dia 21 de novembro.

Tirado Pedro

Realizador formado pela premiada EICTV – Escola Internacional de Cine y TV – CUBA. Onde teve classes com diretores renomados como Abbas Kerostami, Ford Copolla, Naomi Kawase, Herzog, Cao Guimaraes dentre outros.  Experimentando e investigando processos de ensaio filmico com uso de aparatos analógicos (Super 8,16mm,35mm) tem dado classes e workshop de documentário que utilizam esses métodos como forma de expressão e tradução de mundo e do EU. Ganhador de diversos fundos entre eles o nacional Rumus Itaul (2013 – O centro invisível, ensaio sobre Fortaleza) começou sua carreira em 2008 com um curta documentário para TV Brasil.  Em 2020, sua Tesis de documentário, A Primeira Foto, estreou no Festival É Tudo Verdade, ganhando o prêmio de aquisição do Canal Brasil.

uniaeso - cafecomfoto -