Caminhos criativos do cinema africano em pauta na Barros Melo

Curso de Cinema e Audiovisual - Olinda
março. 17, 2016

Evento é uma parceria com o Consulado Francês e conta com convidado internacional

Timbuktu é uma obra do cinema africano que ganhou o mundo desde o lançamento em 2014. O filme do diretor Abderrahmane Sissako foi indicado a prêmios em Nova York, San Francisco, Londres, Hamburgo, Cairo, Abu Dhabi e diversas outras cidades. Em 2015, levou para casa sete estatuetas do César, o Oscar francês, entre elas, Melhor Filme e Melhor Diretor. Mas nem sempre o cinema africano teve essa repercussão mundial. O país começou apenas com a paixão pela sétima arte e uma produção artesanal que cresceu apesar do subdesenvolvimento tecnológico. Esta trajetória das obras africanas para telonas vai ser tema de debate na AESO-Barros Melo, no dia 1º de abril, a partir das 9h, no Cineteatro da instituição. Inscrições aqui.

Com o tema “Cinema africano – Caminhos criativos”, a discussão tem a mediação e tradução do professor Paolo Gregori, coordenador do curso de Cinema e Audiovisual, da Barros Melo. O convidado de honra para a ocasião é Sada Niang, professor associado da Universidade de Victoria, no Canadá. Ele é de origem senegalesa e começou a pesquisar sobre a literatura e as línguas africanas, principalmente, aquelas de origem francófona. A partir da década de 1990 especializou-se em cinema africano, e caribenho, tendo publicado vários livros sobre os cineastas destas regiões, tais como: Diop Mambety e Ousmane Sémbene. Além disso, Niang também organizou o Festival de Cinema Africano de Victoria e apresentou uma série em treze capítulos, na TV da Colúmbia Britânica, sobre a África e o cinema.

Na Barros Melo são discutidos os caminhos criativos que o cinema africano seguiu para ganhar tamanha repercussão e reconhecimento no mercado. Além disso, a proposta é realizar uma análise sociológica da sociedade africana a partir do cinema e também pontos de interseção com a história do Brasil e da sétima arte aqui. A programação do evento conta com exibição de trechos de filmes das décadas de 1960 até 2000 e foram selecionados a partir da Cinemateca da Embaixada Francesa. O objetivo é mostrar um pouco do cinema africano francófono para estudantes e participantes do evento.

O debate é uma parceria das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) com o Consulado Francês e acontece no âmbito do mês da Francofonia no Brasil.

Cinema africano-Caminhos criativos – com Sada Niang
Dia 1º de abril, a partir das 10h30
Videoteca ll da Barros Melo (Av Transamazônica, 405, Jardim Brasil II, Olinda)
Inscrições: barrosmelo.edu.br