Aeso-Barros Melo/Divulgação

Cobertura jornalística de conflitos em debate

Curso de Jornalismo - Olinda
fevereiro. 17, 2014

Normas e equipamentos de segurança para jornalistas

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) contabilizou cerca de 100 casos de violência contra jornalistas, apenas no ano de 2013. Visando debater sobre o assunto, a Aeso-Barros Melo, em parceria com o curso de Jornalismo, promove palestra sobre Cobertura jornalística de conflitos. O encontro acontece no dia 26 de fevereiro, a partir das 09h, na Videoteca I, localizada no térreo do prédio principal da instituição. As inscrições para o evento devem ser realizadas no site da instituição.

Para discutir sobre o tema, a Barros Melo recebe: Osnaldo Moraes, membro do Sinjope (Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco) e da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas); João Carvalho, repórter do Jornal do Commercio e Eduardo Queiroga, jornalista e fotógrafo. Além dos nomes locais, participa do encontro: João Alencar, videorrepórter para o canal de notícias 24 horas francês Itélé. "No ano passado ele trabalhou cobrindo o conflito de Mali, a situação na Síria, além das manifestações no Egito e na Ucrânia.", comenta a professora de Jornalismo Carolina Cavalcanti. " Como ele atualmente vive em Paris, a palestra acontece via Skype", completa.

Voltada para alunos de jornalismo e demais interessados, a palestra tem como objetivos: debater as recentes tragédias que aconteceram aos profissionais da comunicação e sobre a segurança dos jornalistas na cobertura noticiosa de conflitos. “Diante desta situação, é importante levantar o debate sobre a proteção que as empresas devem oferecer aos profissionais enviados para as zonas de conflito e esclarecer quais as normas de segurança nestas situações, muitas vezes desconhecida pelos alunos em formação e por muitos profissionais”, afirma a professora Monica Fontana.

Serviço:
Cobertura Jornalística de conflitos
Data: 26/02/2014
Horário: 09h30 às 11 horas
Local: Videoteca I

aeso - barros melo - Jornalismo - cobertura de conflitos - abraji - sinjope - fenaj -