Conheça o Mar à Tona: game vencedor da Maratona de Jogos

Jogos Digitais
novembro. 27, 2019

Projeto apresentou como tema a tragédia ecológica que aconteceu nos mares do nordeste brasileiro

Com o intuito de estimular a criatividade, bem como o trabalho em equipe para o desenvolvimento de jogos digitais, no contexto contemporâneo, a AESO-Barros Melo promove, todo semestre, a Maratona de Jogos Digitais. A 4ª edição da atividade, que aconteceu em outubro, premiou o game Mar à Tona como projeto que mais contemplou as idéias propostas pela ação.

De acordo com a programação da atividade, os alunos deveriam formar as equipes, definir os temas dos jogos e das mecânicas. Cientes disso, eles tiveram a liberdade para realizar o esboço das artes, prototipação e desenvolvimento. Ao final da ação, foram realizados os testes e apresentações dos resultados.

O game, produzido em uma semana, trouxe a tragédia ecológica que aconteceu no mar do nordeste brasileiro como tema.  A brincadeira permite que o personagem desça ao fundo do mar, guiado pelo jogador, para pegar tesouros, ajudar a vida marinha, coletar lixo e desviar entulhos de animais. Tudo isso em um tempo limitado. Com os prêmios adquiridos pela conclusão das tarefas, o jogador pode comprar outras ferramentas, como melhores roupas de mergulho, para passar as etapas seguintes.

“Decidimos elaborar um jogo sobre um mergulhador que coletava lixo e ajudava animais, então, continuamos amadurecendo a ideia durante o período da maratona. Durante a semana, em que estávamos desenvolvendo o projeto, começaram a ser destaque na imprensa as notícias sobre o óleo chegando nas praias daqui, por isso, decidimos dar bastante destaque ao impacto que, não só o óleo, mas a poluição marítima em geral traz ao ecossistema” detalha Serena Pinheiro, uma das participantes da equipe vencedora.

Para Ana Helena, coordenadora do Curso de Jogos Digitais das Faculdades Integradas Barros Melo, “a maratona é uma prática exitosa, tornando-se de suma importância para o curso, pois, durante a ação, incentivamos os estudantes a elaborarem projetos e o exercício em grupo”, pontua.

aeso - barros melo - Jogos Digitais - maratonadejogos -