AESO-Barros Melo/Divulgação

CONTRAPLANO: Ciclo de debates com Taís Cintra e Ulisses Brandão na AESO-Barros Melo

Rádio, TV e Internet
outubro. 16, 2017

Produção independente e mercado de trabalho em comunicação são o mote da palestra

Produtoras, veículos, assessorias e agências possuem perfis de profissionais que procuram e costumam contratar, seja para empregos ou estágios. Conhecer essa demanda, além dos portfólios e propostas dessas empresas é de extrema importância para o aluno ligado à produção de mídia que ainda está em formação profissional. Neste contexto, as Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), em parceria com o curso de Rádio, TV e Internet, lançam o Contraplano. O evento acontece no dia 20 de outubro, às 9h30, no Cineteatro da instituição.

Nesta primeira edição, os convidados são Ulisses Brandão, da Viu Cine, produtora dirigida por um ex-aluno da AESO-Barros Melo e Taís Cintra, sócia e diretora da Asfora Filmes. “O Contraplano nasce a partir de uma demanda mútua da academia e do mercado, com o objetivo de estreitar os laços entre ambos. Se, em diversos momentos, convidamos profissionais para debater questões relativas à área da comunicação e da mídia, para avaliar produções teóricas e práticas de nossos estudantes, sentia-se a necessidade de abrir espaço para que estes agentes também pudessem se apresentar”, explica Rodrigo Martins, coordenador do curso de Rádio, TV e Internet das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO).

O evento integra a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação; período com foco em debates e ações que buscam maior diversidade de vozes e produções nos meios de comunicação brasileiros. Na ocasião, também são apresentados os trabalhos desenvolvidos na atividade interdisciplinar do curso de Rádio, TV e Internet, o Desafio de Interprogramas.

Taís Cintra - é Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como repórter, produtora e editora na TV Universitária, TV Jornal/SBT, TV Tribuna/BAND e Rede Globo Nordeste. Foi vencedora do prêmio Cristina Tavares de Jornalismo e teve menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos com a série de reportagens - Liberdade Aprisionada. Atualmente, é sócia e diretora da Asfora Filmes, produtora de vídeo com seis anos no mercado. Na produção independente, criou e dirigiu o programa Vittrine, exibido na TV Tribuna/BAND, em 2012, e também o programa: O Que Tem Pra Hoje? - primeiro reality show gastronômico de Pernambuco - e que foi exibido na TV Jornal/SBT, em 2016. Taís Cintra é editora e apresentadora da TV Sport, programa exibido no Canal Premiere (Globosat) e desenvolve dois projetos de documentários com lançamento previsto para 2019.

Ulisses Brandão - é produtor na Viu Cine, empresa especializada em produzir conteúdo para Cinema e TV. Produziu e dirigiu os documentários "Batinas tintas de Sangue: o crime do Padre Hosana" (2005), vencedor do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo (2005); "Gonzagão", vencedor do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo (2012) e "Caminhos de Pernambuco" (2013); produziu o especial Web "Além da Copa" (2014), hospedado no UOL, além dos especiais de TV: "Coque: um novo olhar" (2007), vencedor do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo na categoria Reportagem (2007); "Pólos da Ilusão" (2007), vencedor do Prêmio Nacional Abecip de Jornalismo na categoria telereportagem; "A Pedagogia de Paulo: o mestre do Mundo" (2008), vencedor do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo - Melhor Reportagem TV (2008); "Haiti", finalista do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo (2010); "As Marias" (2011), Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo - Melhor Reportagem (2011); e "As Músicas de Gonzaga" (2012). Atualmente, produz uma série de ficção para o History e uma de animação para o Zoomoo, além do longa-metragem "Recife Assombrado".

Contraplano com Taís Cintra e Ulisses Brandão
Quando: Sexta-feira, 20 de outubro
Horário: 9h30 às 12h
Onde: Cineteatro - Faculdades Integradas Barros Melo (AESO) - Av. Transamazônica, 405, Jardim Brasil II, Olinda/PE