Coordenadora de Publicidade e Propaganda lança livro

Curso de Publicidade e Propaganda - Olinda
abril. 04, 2013

A Publicidade, tanto no âmbito nacional, quanto mundial, passa por profundas transformações com o advento da Internet, das redes sociais, dos dispositivos móveis e da cultura da convergência. Atualmente, para entender e trabalhar com Publicidade é necessário compreender esse novo cenário e as forças nas relações dos consumidores com as marcas. Atenta as mudanças da área, a coordenadora e professora do Curso de Publicidade e Propaganda da Barros Melo, Izabela Domingues, lança o livro “Terrorismo de Marca”, no dia 08 de abril, as 19h30, no auditório da livraria Cultura do Paço Alfândega.

Domingues é Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Publicidade nas Novas Mídias e Narrativas do Consumo (UFPE/CNPq). Professora de Publicidade e Propaganda nas Faculdades Integradas Barros Melo, onde coordena o curso de Publicidade e Propaganda e o Grupo de Estudos do Consumo. Publicitária com mais de 20 anos de experiência com marcas nacionais e internacionais, atua como consultora para agências e anunciantes.

Aproveitamos para falar com a profissional e saber um pouco mais sobre a obra:

Aeso – Izabela, de onde surgiu a idéia de escrever “Terrorismo de Marca”?
Izabela Domingues - Este livro é o resultado da minha pesquisa de mestrado concluída em 2011 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco e após a conclusão da pesquisa, a Editora Confraria do Vento tomou conhecimento do conteúdo do estudo e topou lançarmos o livro com distribuição nacional.

Aeso - O que significa a expressão que dá nome ao livro?
Izabela Domingues - Terrorismo de Marca é um novo fenômeno que ganha força na relação dos consumidores, hoje na condição de prossumidores, com as marcas. Com a Internet e as redes sociais, os consumidores agora podem falar mal das marcas, expôr suas insatisfações, adotar posturas ativistas e políticas contra ou a favor das empresas, cocriar as mensagens mais diversas e curiosas, a fim de colocarem a boca no trombone contra as marcas em escala global. Basta ver o caso recente da marca ADES que ganhou a rede com diversas imagens criadas pelos prossumidores, criticando as marcas e fazendo críticas a elas com paródias criativas. Um bom exemplo é a imagem da bruxa entregando à Branca de um suco ADES de maçã supostamente com veneno, fazendo alusão ao acidente com a marca.

Aeso - O livro analisa cases contra marcas como Coca-Cola, Disney, Burger King, KFC e Nike. Como foi feita essa análise?
Izabela Domingues - A análise foi feita a partir de cases antimarcas relacionados a essas empresas e marcas, desenvolvemos uma análise do discurso das empresas e do ataque dos consumidores, se utilizando de memórias discursivas, e novos e impactantes, efeitos de sentido nas mensagens contrapropaganda.

Aeso - Quais os objetivos do livro?
Izabela Domingues - A ideia é que ele possa contribuir com outras pesquisas e ampliar o debate acerca do tema tanto no universo acadêmico quanto nos campos do Marketing, da Publicidade e do Consumo.

Aeso - Qual a importâncias do livro para profissionais, estudantes e interessados na área?
Izabela Domingues - O livro busca contribuir para ampliar a reflexão sobre o novo cenário mundial de consumerismo político na Internet, que traz impactos profundos na relação dos prossumidores com as empresas.

Aeso - O que os leitores podem esperar da obra?
Izabela Domingues - Insights, inquietação, instigação. A ideia é explodir as velhas ideias sobre Publicidade, Marketing e Consumo a fim de entender o presente e se colocar, critica e atentamente, nele.

Data:
08 de abril de 2013