Curso discute fotografia e antropologia social

Artes Visuais
setembro. 26, 2012

Para discutir e propor uma reflexão sobre a proximidade entre a Antropologia Social e a Fotografia, as Faculdades Integradas Barros Melo promove o curso “Fotografia e Antropologia Social: aproximações entre duas ou mais formas de ver, falar e entender o mundo”, nos dias  09, 10, 11, 17, 18 e 19 de outubro, das 16h30 as 18h30, ministrado pelo doutorando pela Universidad Autónoma de Madrid, Flavio Henrique Silva e Souza.

O curso apresenta análises e discussões das obras fotográficas de fotógrafos documentais e antropólogos relevantes dos séculos XX e XXI, além da utilização de textos, tanto no âmbito da Antropologia Social e Visual, quanto da Fotografia Documental. “Refletindo sobre essas duas áreas do conhecimento, pretendemos dotar os participantes deste curso de técnicas e conhecimentos que possam ser de grande importância para o desenvolvimento de futuros trabalhos científicos”, comenta Nicole Cosh, coordenadora do curso de Artes Visuais da instituição.

Flavio Henrique Silva e Souza - doutorando pela Universidad Autónoma de Madrid, concluiu os Estudios Avanzados (equivalente ao título de mestrado) em Antropologia Social pela mesma instituição, em 2009. Tem graduação em Ciências Sociais pela UFPE, em 2005. É vinculado ao MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia), da UFPR, como pesquisador associado. Realizou pesquisas em antropologia visual utilizando a fotografia, tais como "Entre la aldea y los rascacielos: identidad, inmigración y territorialidad indígena urbana" e "Trabalhadores da XV de Novembro", que participou de mostra na Reunião da Associação Brasileira de Antropologia, em 2010.

Data: 09, 10, 11, 17, 18 e 19 de outubro de 2012
Hora: 16h30 as 18h30
Local: Videoteca
Carga horária para o aluno: 20h/a