Uma resolução do Ministério da Cultura (MEC) autorizou que os cursos da área de Comunicação Social tivessem as grades curriculares alteradas, sendo realizados num período de três anos e meio. As Faculdades Integradas Barros Melo são a primeira instituição do Estado a atender as mudanças, adaptando os bacharelados em jornalismo e publicidade e propaganda para atender o novo modelo. O curso de Fotografia já é realizado nesse período de tempo.
A mudança mais efetiva está no preço das mensalidades, que agora passam a ser de R$ 580. O curso, como explica a coordenadora de Publicidade e Propaganda da instituição Sandra Lima, também fica mais enxuto. “O que será mudado na grade é que algumas disciplinas foram substituídas por novas, que atendem melhor as demandas de mercado, mas não ocorreu mudança na estrutura do curso”, garante.
O novo tempo de estudo de comunicação também foi repensado para aliar melhor teoria e prática. Em jornalismo, algumas disciplinas chaves foram separadas em atividades efetivas, como laboratório de jornalismo televisivo, impresso e online. Em publicidade, os alunos terão uma disciplina de Agência Experimental, produzindo campanhas orientadas pelos professores.
O resultado desse investimento na prática profissional é uma das marcas dos cursos das Faculdades Barros Melo. A Inata, agência publicitária do curso, por exemplo, já tem suas peças como presença em importantes premiações de Pernambuco, como o disputado Colunistas-NE. Segundo o novo coordenador do curso de jornalismo Thiago Soares “com a extensão das disciplinas práticas, a idéia é colocar o curso de jornalismo também nessas premiações que são valorizadas pelo mercado de trabalho”.
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