O dia da Biblioteca é comemorado em 9 de abril - Foto de Luisa Brimble/Unsplash
O dia da Biblioteca é comemorado em 9 de abril - Foto de Luisa Brimble/Unsplash
A data é comemorada no dia 9 de abril
O Dia da Biblioteca é uma celebração que destaca a importância dos espaços de conhecimento, aprendizado e cultura que são as bibliotecas.
Celebrado em diversos países ao redor do mundo, esse dia é uma oportunidade para reconhecer o papel vital que as bibliotecas desempenham na sociedade.
Além disso, as bibliotecas são espaços de encontro, onde pessoas de diferentes idades e origens podem se reunir, trocar ideias e explorar novas perspectivas.
Pensando nisso, a UNIAESO trouxe algumas informações sobre a origem da data e a lei sancionada nesta semana para criação do Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares.
O Dia da Biblioteca tem suas raízes na comemoração do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 2 de abril em homenagem ao nascimento do escritor brasileiro Monteiro Lobato, autor de obras clássicas da literatura infanto-juvenil como "O Sítio do Pica-Pau Amarelo".
No entanto, a ideia de estender a celebração para reconhecer a importância das bibliotecas como um todo surgiu posteriormente.
A data foi oficialmente estabelecida como Dia da Biblioteca no Brasil em 9 de abril, por meio da Lei nº 84.631, de 9 de abril de 1980. Essa iniciativa visava não apenas homenagear os espaços de leitura e pesquisa, mas também conscientizar sobre sua relevância na promoção da educação, cultura e desenvolvimento social.
Assim, o Dia da Biblioteca não apenas celebra a riqueza dos acervos bibliográficos, mas também reconhece o papel fundamental das bibliotecas como centros de disseminação do conhecimento e promoção do acesso à informação para todos os cidadãos.
O Governo Federal, nesta terça-feira (09), sancionou a lei nº 14.837, que cria oficialmente o Sistema Nacional de Bibliotecas Nacionais (SNBE).
De acordo com informações da Agência Brasil, a atual rede de bibliotecas escolares deverá ter uma melhora e funcionar como centros de ação cultural e educacional de maneira permanente.
Outra ideia é que haja uma definição de um acervo mínimo de livros e materiais de ensino para os locais. Além disso, o SNBE integrará todas as bibliotecas escolares do Brasil pela internet, atualizando o cadastramento de forma online.